Topo

Coluna do PVC

Meninas do Brasil entre o risco do fracasso e a esperança de ir à semifinal

PVC

07/06/2019 10h14

As nove derrotas consecutivas nos últimos nove jogos diminuíram muito a expectativa da seleção brasileira para a Copa do Mundo da França, que começa nesta sexta-feira (7).

Mas a seleção brasileira justifica os nove fracassos e tem esperança.

A suposta explicação para os insucessos consecutivos é a tabela com adversários fortes.

Diferente da seleção masculina, que enfrenta Catar e Honduras antes da estreia na Copa América, o Brasil jogou contra Estados Unidos, Canádá, França, Inglaterra, Japão, Espanha e Escócia. Jogou duas vezes contra inglesas e norte-americanas. Das nove derrotas, seis foram por um gol de diferença, mas caiu por 4 x 1 para os Estados Unidos, 3 x 1 contra Japão e França.

O futebol feminino está mudando rapidamente. A França nunca chegou à final, foi apenas quarta colocada em 2011, mas hoje tem o time mais poderoso do planeta, o Lyon, tetracampeão da Champions League. A cultura e o ambiente do futebol entre as mulheres melhorou muito na Espanha, na França e na Inglaterra. No Brasil, estacionou.

Timidamente, com a entrada dos times de camisas, como Santos e Corinthians, pode melhorar. O Iranduba faz bom trabalho no Amazonas. Mas é pouco. Das 23 convocadas, só seis atuam no Brasil.

O risco de vexame existe. Contra Jamaica, Austrália e Itália, há chance de ser segundo colocado do grupo ou de se classificar na repescagem. O mais forte da chave é a Austrália.

Passando pela fase de grupos, os mata-matas terão o equilíbrio dos seis jogos perdidos por um gol de diferença. Se perdeu no detalhe, pode ganhar assim também. E avançar até as semifinais.

Isto é uma esperança.

A eliminação precoce, um risco real.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.