Topo

Coluna do PVC

Tribunal devolve pontos ao Palmeiras por vitória sobre Botafogo

PVC

18/06/2019 12h48

Até o procurador do STJD, Leonardo Andreotti, defendeu a manutenção do resultado da partida Botafogo 0 x 1 Palmeiras.

No tribunal, o placar foi mais folgado: 9×0.

No julgamento do pedido de anulação feito pelo Botafogo, nove auditores votaram.

O tribunal ouviu os áudios do VAR daquele dia 25 de maio, em Brasília. O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior afirmou que não reiniciou a partida, antes de revisar o lance. Segundo ele, o Botafogo deu um toque na bola por sua conta e risco, sem que houvesse o apito para recomeçar o jogo.

O procurador Andreotti entendeu que haveria risco para a competição se houvesse anulação e comparou a situação com qualquer outra que existisse numa eventual última rodada do Brasileirão.

A defesa palmeirense argumentou que não houve erro de direito. Mas disse, também que, se houvesse, teria de se comprovar relevância desse erro.

Pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, mesmo os erros de direito só podem causar impugnação de um jogo se houver relevância. Como houve pênalti e como os árbitros disseram que não indicaram o reinício da partida, ficou mantido o resultado de Botafogo 0 x 1 Palmeiras.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.