Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Por que não foi bom o desempenho do Brasil na Copa do Mundo

PVC

2023-06-20T19:19:49

23/06/2019 19h49

É de se valorizar o que o Brasil fez na Copa do Mundo feminina.

Mas não de se contentar. Não foi bom. Perder no detalhe, como a comissão técnica lamentava nos nove amistosos anteriores ao Mundial. Perdeu para uma das candidatas ao título, o país onde o futebol feminino mais evoluiu.

Mas o Brasil caiu nas oitavas-de-final pela segunda Copa do Mundo consecutiva.

Em 2015, somou nove pontos na fase de grupos e perdeu para a Austrália por 1 x 0. Como foi pior desta vez, seis pontos na fase de grupos e derrota na prorrogação nas oitavas, esta fica registrada como a pior campanha brasileira desde 1995.

Então não é bom. Não por culpa das jogadoras, que se esforçaram ao máximo. Fizeram um partidaço, com Thaysa comandando o meio-de-campo.

Só Diani, do Paris Saint-Germain, brilhou mais no jogo de Le Havre.

Mas se o Brasil se pretende um país de futebol, é preciso saber que é possível fazer mais no próximo ciclo.

Criar um ambiente, transformar o preconceito, motivar mais meninas a jogar futebol.

Bárbara, Letícia, Mônica, Kathleen, Tamires, Thaysa, Formiga, Ludmila, Debinha, Marta, Cristiane, Geyse, Poliana, Andressinha, Beatriz… São todas heroínas.

A CBF precisa permitir que elas tenham mais ambição daqui a quatro anos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC