Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

A vergonha dos gramados da Copa América

PVC

2024-06-20T19:10:11

24/06/2019 10h11

É raríssimo ver Messi errar um chute como o que mandou na arquibancada da Arena do Grêmio, na partida contra o Catar.

A bola chegava limpa, mas ao se aproximar de seu pé, um montinho traiçoeiro a fez saltar. Foi quase no aeroporto Salgado Filho.

Depois do jogo, o melhor jogador do planeta bradou contra os gramados da Copa América: "Todos são ruins."

A Argentina jogou na Fonte Nova, no Mineirão e na Arena do Grêmio. Dos três, o menos ruim parece ser o do Mineirão.

Messi tem toda a razão em sua reclamação Poderia pensar diferente apenas sobre dois campos: Itaquera e Morumbi.

Nesta ordem.

Em São Paulo, Tite elogiou o campo de Itaquera e foi questionado se poderia alertar a CBF sobre o estado péssimo dos gramados, que reflete no dia-a-dia dos times brasileiros. "Eu já falei", respondeu. A primeira apresentação incontestável da seleção brasileira depois da Copa do Mundo teve como aliado o terreno da Arena Corinthians. Dois dias antes, no CT do São Paulo, Tite trabalhou finalizações. A base do treino, contou, foi o cuidado com o passe. Se a bola chegasse limpa, deixaria o atacante em boa condição de finalizar.

Os campos do CT da Barra Funda e do estádio de Itaquera são bons.

Os demais, péssimos.

A vergonha da Copa América já é inevitável.

As reclamações de Messi, Dudamel e Tite têm de servir para um amplo trabalho de reforma dos terrenos para o dia-a-dia do futebol brasileiro. Não existe jogo bom se a bola não rolar.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC