Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Antídotos para o gramado ruim e para o Paraguai

PVC

2025-06-20T19:16:29

25/06/2019 16h29

A Arena Porto-Alegrense, responsável pela administração da Arena do Grêmio, já começou o tratamento emergencial para corrigir o máximo possível os defeitos do gramado para o jogo de quinta-feira, entre Brasil e Paraguai. Como o repórter Jeremias Wemek mostrou, houve mudança no sistema de corte, a grama terá altura de 26 milímetros, quatro mais alto do que o normal, e o sistema de iluminação artificial, para fotossíntese, deverá ser usado por toda a madrugada (veja foto).

A tentativa é diminuir o tamanho do vexame dos gramados da Copa América.

O antídoto parece pretender, também, deixar a grama mais bonita e resolver a equação da velocidade da bola com milimitragem do campo que não interfira tanto no modelo de jogo das equipes.

Como o Paraguai jogará fechado com uma linha de quatro na defesa e transformando seu 4-2-3-1 em duas linhas defensivas espaçadas em 12 metros, aproximadamente, o Brasil precisará de troca de passes rápidos, triangulações, inversões do lado da jogada e dribles. Também de finalizações de fora da área.

Os dois últimos itens têm um representante em comum: Éverton Cebolinha. É quem dribla em direção ao gol e marcou dois dos três gols brasileiros de fora da área, depois da Copa do Mundo.

Éverton Cebolinha também pode ser o antídoto contra o gramado ruim e contra a defesa paraguaia, por conhecer bem o terreno. Foi o melhor jogador do Grêmio em 2017, período que coincide com as maiores reclamações sobre a grama da Arena.

Estudo da rádio Gaúcha mostra que entre 2013 e 2016, não havia queixas sobre a qualidade do campo de jogo no estádio do Grêmio.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC