Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

A hora de falar do Santos

PVC

21/07/2019 18h34

O Santos encostou no Palmeiras, com a recuperação de cinco pontos de desvantagem em duas rodadas.

Pois se continuar assim, com o time de Felipão envolvido em duas semanas de Libertadores, mais clássicos contra Vasco e Corinthians, o Santos tem chance concreta de ser o líder em breve.

Enquanto Felipão recebe vascaínos e visita corintianos, Sampaoli receberá como mandante o Avaí e o Goiás.

Mas não se trata só da tabela.

O Santos controla seus jogos e varia seu estilo. Contra o Botafogo, usou Lucas Veríssimo pela lateral direita em boa parte da partida. Parece um 3-5-2, mas o Santos tem versatilidade para variar taticamente de acordo com a postura do rival.

Está melhor do que o Palmeiras, com enorme dificuldade de criação. Melhor também do que o Flamengo, que superou o Corinthians no controle da posse de bola, em Itaquera, mas só empatou por 1 x 1. O empate por 1 x 1 decidiu-se com o árbitro de vídeo e porque o Corinthians parou de pressionar depois de fazer 1 x 0, gol de pênalti de Clayson.

Apesar disso, o Flamengo só entrou na área corintiana três vezes com capacidade de finalizar. Em parte, pela decisão de Jorge Jesus, de usar Diego como segundo atacante. O time tem a bola, mas se infiltra menos.

O Corinthians finalizou treze vezes, três na meta de Diego Alves, mas sete vezes dentro de sua área.

Poderia vencer se não recuasse depois do 1 x 0.

Fato é que, neste momento, o time que mais parece pronto para assumir a liderança é o Santos.

Passou da hora de olhar para o time de Sampaoli como rival de Palmeiras e Flamengo, principalmente, na briga para ser o campeão.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC