Topo

Coluna do PVC

A hora de falar do Santos

PVC

21/07/2019 18h34

O Santos encostou no Palmeiras, com a recuperação de cinco pontos de desvantagem em duas rodadas.

Pois se continuar assim, com o time de Felipão envolvido em duas semanas de Libertadores, mais clássicos contra Vasco e Corinthians, o Santos tem chance concreta de ser o líder em breve.

Enquanto Felipão recebe vascaínos e visita corintianos, Sampaoli receberá como mandante o Avaí e o Goiás.

Mas não se trata só da tabela.

O Santos controla seus jogos e varia seu estilo. Contra o Botafogo, usou Lucas Veríssimo pela lateral direita em boa parte da partida. Parece um 3-5-2, mas o Santos tem versatilidade para variar taticamente de acordo com a postura do rival.

Está melhor do que o Palmeiras, com enorme dificuldade de criação. Melhor também do que o Flamengo, que superou o Corinthians no controle da posse de bola, em Itaquera, mas só empatou por 1 x 1. O empate por 1 x 1 decidiu-se com o árbitro de vídeo e porque o Corinthians parou de pressionar depois de fazer 1 x 0, gol de pênalti de Clayson.

Apesar disso, o Flamengo só entrou na área corintiana três vezes com capacidade de finalizar. Em parte, pela decisão de Jorge Jesus, de usar Diego como segundo atacante. O time tem a bola, mas se infiltra menos.

O Corinthians finalizou treze vezes, três na meta de Diego Alves, mas sete vezes dentro de sua área.

Poderia vencer se não recuasse depois do 1 x 0.

Fato é que, neste momento, o time que mais parece pronto para assumir a liderança é o Santos.

Passou da hora de olhar para o time de Sampaoli como rival de Palmeiras e Flamengo, principalmente, na briga para ser o campeão.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.