Topo

Coluna do PVC

Santos é líder e Flamengo tem quinta virada no ano

PVC

28/07/2019 17h10

Dois jogos ótimos. Com variedade tática, alternâncias de domínio e nos placares, arquibancadas com bons públicos no Maracanã e na Vila Belmiro e, no final, vitórias dos favoritos. Flamengo 3 x 2 Botafogo e Santos 3 x 1 Avaí.

A soma dos resultados ajudou o Santos a assumir a liderança do Brasileirão pela primeira vez desde a 18a rodada de 2016, quando empatou com o Flamengo por 0 x 0 e se colocou à frente do Palmeiras, de Cuca.

O Santos se posicionou num 4-1-4-1, com Alisson de primeiro volante, linha de quatro homens com Derlis González, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Soteldo no meio, e Sasha como centroavante. O Avaí usava o mesmo sistema e também sem centroavante fixo, Ferrareis escalado na função.

Mas a pressão santista se dava com a liberação dos dois laterais ao mesmo tempo e do volante Alisson pela faixa central, no primeiro tempo. No segundo, mesmo sofrendo em contra-ataques do Avaí e o gol de João Paulo assim, Sampaoli trocou o volante Alisson pelo lateral Felipe Jonathan, puxou Diego Pituca para o primeiro passe e aumentou o domínio.

Felipe Jonathan entrou como meia esquerda.

O jogo foi mais difícil do que indica o placar de 3 x 1, mas Marinho teve chance de marcar o quarto gol.

No Maracanã, um jogo excelente. O Flamengo usou Gérson pela direita e Bruno Henrique pela esquerda. Como acontece em seu sisstema, os pontas entram pela faixa central, viram meias, abrem espaços para os laterais se infiltrarem. Rafinha pela direita, Trauco pela esquerda.

Rafinha foi o melhor em campo, de longe. Também porque Luiz Fernando, o ponta alvinegro, não ameaçava seu posicionamento ofensivo.

O Flamengo já tinha virado jogos contra o Bangu, o Botafogo, o Cruzeiro e o Athletico Paranaense, neste ano.

Virou o quinto jogo da temporada.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.