Topo

Coluna do PVC

Mudança de calendário pode ajudar Santos a ser campeão com elenco curto

PVC

29/07/2019 13h12

A mudança na distribuição das quartas-feiras com jogos de Campeonato Brasileiro durante o ano pode favorecer elencos mais curtos a disputarem o título até o final. É o caso do Santos, líder do torneio, depois da vitória por 3 x 1 sobre o Avaí. Diferente dos calendários de 2017 e 2018, o time de Jorge Sampaoli não terá maratona de partidas entre junho e agosto. O próximo meio de semana com jogos de Brasileirão acontecerá na 21a rodada, dia 25 de setembro.

Até lá, em nove compromissos, é possível que o Santos abra vantagem capaz de se administrar. Também não haverá duas quartas-feiras seguidas com jogos, exceto na 24a e 26a rodadas, alinhadas com os domingos das jornadas 23, 25 e 27. Nesse único período de entroncamento de meios e finais de semana, em outubro, o Santos visitará o Vasco, receberá o Palmeiras, visitará o Internacional, receberá o Ceará e viajará para Belo Horizonte para enfrentar o Atlético.

Como no ano passado, o Campeonato Brasileiro é disputado em 29 finais de semana e 9 meios de semana. A lógica se mantém. Mas a distribuição ficou mais equilibrada. Em 2017, houve dez meios de semana e 16 jogos de Brasileirão, entre os dias 4 de junho e 5 de agosto. Naqueles 60 dias, foram usadas seis quartas-feiras, com apenas duas livres.

Palmeiras, vice-líder, e Flamengo, terceiro colocado, terão folgas em duas das três próximas quartas-feiras. Mas voltarão a disputar a Libertadores na segunda quinzena de agosto, se conseguirem suas classificações contra Godoy Cruz e Emelec. O enduro de resistência que é o calendário brasileiro está um pouco diferente neste ano. O Santos pode entender a situação e se beneficiar dela. A próxima quarta-feira com jogo da equipe de Sampaoli será dia 25 de setembro, contra o Fluminense, no Maracanã.

 

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.