Topo

Coluna do PVC

Maracanã lotado teve 12% de turistas em vitória do Flamengo

PVC

01/08/2019 12h40

Dos 66 mil torcedores presentes ao Maracanã na vitória do Flamengo sobre o Emelec, 8 mil foram negociados com torcedores de fora do Rio de Janeiro. Ou seja, 12% da torcida foi composta por turistas.

O índice reforça a capacidade de o Flamengo seduzir torcedores em todo o território nacional.

A busca desta informação partiu da curiosidade de quem saiu do aeroporto de Congonhas para o Santos Dumont, no final da manhã de quarta-feira. Havia uma multidão em Congonhas de pessoas fazendo conexões, de voos que vinham do Norte, Nordeste e Sul do país. Muita gente de Santa Catarina.

Na chegada ao Santos Dumont, também havia aglomeração de gente vestida com camisa do Flamengo. Consultada, a assessoria do Flamengo divulgou o número de bilhetes vendidos para torcedores de fora do Rio. Seja de Itaperuna, ou de Florianópolis, gente que chegou de fora do Rio de Janeiro.

Na Espanha, onde se diz que o futebol contribui com aproximadamente 0,7% do PIB, o turismo e o futebol andam de mãos dadas. Estima-se que 20% do público presente aos jogos no Camp Nou e Santiago Bernabéu seja de quem vive fora da Espanha.

De acordo com o ranking da Global Destination Cities, divulgado em 2018, São Paulo hoje é a cidade brasileira que mais recebe turistas estrangeiros. Isso se deve principalmente ao turismo de negócios. A capital paulista recebeu 1,9 milhão pessoas do fora do país que deixaram US$ 1,3 bilhão. O Rio recebeu entre 2017 e 2018 1,3 milhão de turistas estrangeiros. Mas o Rio é, indiscutivelmente, o município brasileiro com mais vocação para o turismo.

Normalmente, os turistas chegam para passear no Rio e incluem o Maracanã no roteiro. No caso de jogos como o de quarta-feira, entre Flamengo e Emelec, ocorre o inverso. O turista chega para ir ao Maracanã e fica mais para passear. Ou seja, fica em hotéis, visita restaurantes e deixa dinheiro na cidade. Ajuda a gerar empregos.

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.