Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Os desafios do Real Madrid e a resistência do Ajax

PVC

06/08/2019 12h51

A primeira página do Diário Marca, desta terça-feira, tem Toni Kroos admitindo que o Real Madrid precisa jogar melhor.

Foram três derrotas, para Bayern (1×3), Tottenham (0x1) e Atlético de Madrid (3×7), na pré-temporada.

Um empate contra o Arsenal (2×2). Uma única vitória sobre o sexto colocado do Campeonato Turco, o Fenerbahçe (5×3). Este último confronto valia pela decisão de terceiro e quarto lugares da Copa Audi, em Munique.

Para jogar melhor, o Real Madrid procura um novo meio-campista. As contratações de Ferland Mendy, Militão, Hazard, Jovic e Rodrygo não parecem suficientes para o meio-campo ser criativo.

O Manchester United pediu alto demais por Paul Pogba e o negócio está parado. A bola da vez é o meia Van de Beek, semifinalista da Champions League pelo Ajax.

Para o Real Madrid, é fácil contratar um jogador do clube holandês.

Só que não…

Os espanhóis chegaram a acordo com o meia, de acordo com a imprensa europeia. O Ajax faz jogo duro para vender e Van de Beek está escalado para a partida desta terça-feira, pela terceira fase classificatória da Champions League, contra o Paok, campeão grego.

O Ajax teve orçamento anual de 85 milhões de euros para a temporada passada. Recebeu proposta de 35 milhões de euros da Roma, por David Neres. Resistiu. Queria fazer grande campanha na Europa e conseguiu. Depois de 22 anos, chegou às semifinais da Champions.

Nesta temporada, já arrecadou quase o dobro de seu orçamento total da temporada anterior, com as vendas de De Jong ao Barcelona e De Ligt para a Juventus, cada um por 75 milhões de euros. Ao fazer jogo duro por Van de Beek, o Ajax deixa claro que não é banco. Seu objetivo não é fazer dinheiro, mas ser competitivo. Não quer perder mais do que os dois jogadores já vendidos e, embora saiba que pode perder a guerra, segue sua resistência.

Diferente do Real Madrid, o Ajax teve cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota na pré-temporada. Venceu o Anderlecht, da Bélgica, e o Watford, a Inglaterra, perdeu só para o Panathinaikos, da Grécia. Venceu o PSV pela Supercopa da Holanda (Johan Cruyff Shield) e empatou na estreia do Campeonato Holandês, com o Vitesse (2×2), em Arnhem.

Segue sendo mais provável que o Real Madrid tenha resultados mais expressivos do que o Ajax na Champions League e que consiga contratar o meia holandês, porque ele quer se transferir para a Espanha. Neste momento, prevalece a dificuldade merengue para reencontrar seu bom futebol do passado recente. E a capacidade do Ajax evidenciar que sua maior ambição é montar times fortes, não encher seus cofres de euros.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC