Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Campeonato Inglês começa com Manchester City favorito ao tri

PVC

09/08/2019 15h02

Não há pista de quem possa ser o candidato a impedir o tricampeonato do Manchester City e de Josep Guardiola no Campeonato Inglês que tem início marcado para esta sexta-feira (9). Os citizens foram os que mais gastaram em contratações. São discutíveis os altos valores pagos por Rodri, do Atlético de Madrid (62 milhões de libras) e João Cancelo, da Juventus (60 milhões de libras, incluindo a liberação do brasileiro Danilo). Mas foi o clube que mais gastou e manteve a base do bicampeonato de 2018 e 2019.

O Liverpool também se mantém, mas os resultados da pré-temporada não animam. Nem sempre são indícios diretos do que acontecerá quando a bola rolar a sério, mas os comandados de Jurgen Klopp venceram apenas três de sete amistosos preparatórios, contra Tranmere Rovers, Bradford e Lyon. Perderam para o Borussia Dortmund, o Sevilla e o Napoli, empataram com o Sporting, de Lisboa. Antes de entrar na temporada 2018/19, em que conquistou a Champions League e tornou-se o primeiro vice-campeão inglês com mais de 90 pontos, o Liverpool ganhou cinco vezes e empatou uma em sua preparação, um ano atrás.

Klopp continua sendo o anti-Guardiola, posto herdado depois do declínio de José Mourinho. Por isso, o Liverpool pode ser o anti-Manchester City. Mas é bom prestar atenção ao Tottenham, de três vitórias e duas derrotas na pré-temporada, que gastou 55 milhões de libras para tirar o meia Ndombele do Lyon, da França. Também ao Arsenal, o segundo com mais gastos no mercado, 135 milhões de libras para ter Pepé, ex-Lille, Tierney, ex-Celtic, David Luiz, ex-Chelsea. Olho no menino atacante Martinelli, brasileiro revelação do Campeonato Paulista pelo Ituano. Começou bem na Inglaterra.

Abaixo, quem gastou quanto e os números da pré-temporada dos seis candidatos ao título. Os seis candidatos ao título aparecem na ordem da classificação da temporada passada:

MANCHESTER CITY – 142 milhões de libras (227 milhões de euros) – 3 vitórias e 1 empate na pré-temporada

LIVERPOOL – 1,9 milhão de libras (2 milhões de euros) – 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota na pré-temporada

CHELSEA – 40 milhões de libras (64 milhões de euros) – 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota na pré-temporada

TOTTENHAM – 90 milhões de libras (144 milhões de euros) – 3 vitórias, o empate e 2 derrotas na pré-temporada

ARSENAL – 135 milhões de libras (216 milhões de euros) – 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas na pré-temporada

MANCHESTER UNITED – 130 milhões de libras (208 milhões de euros) – 5 vitórias, 1 empate e 0 derrota

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC