Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Rodada das estreias põe seis times como candidatos ao título

PVC

18/08/2019 17h30

Com seis times divididos por cinco pontos, é impossível dizer quem será o campeão.

Ótimo para o Campeonato Brasileiro, que se equilibrou por causa das duas derrotas consecutivas do Santos, para o São Paulo, semana passada, e para o Cruzeiro, na estreia de Rogério Ceni. O São Paulo também chegou, com vitória por 1 x 0 sobre o Ceará, na primeira apresentação de Daniel Alves.

Também pela segunda vitória seguida do Flamengo e das seis rodadas sem vitória do Palmeiras. Em seis partidas, o Palmeiras perdeu treze pontos. O Santos, seis. O Flamengo, quatro.

Não é inédito ter a tabela de classificação com seis clubes separados por cinco pontos, depois de quinze partidas. É a sexta vez, em catorze campeonatos com vinte clubes que isto acontece.  O líder Santos tem 32 pontos, o sexto colocado, o Corinthians, tem 27.

Das cinco vezes anteriores em que isto aconteceu, só o São Paulo de 2006 terminou com o troféu.

Atlético (2015), Botafogo (2013), Grêmio (2008), Botafogo (2007) lideraram e perderam a taça.

O Santos se complicou por decisões ousadas de Jorge Sampaoli.

Ousadas, não erradas. Sampaoli não fez linha de três zagueiros. Optou por Lucas Veríssimo como lateral-direito, Gustavo Henrique e Jorge na zaga, Felipe Jonathan como lateral-esquerdo. Como acontece quando escala Jorge na lateral, Felipe Jonathan fazia um dublê de lateral e meia. Quando o Santos ia ao ataque, ficavam três atrás. Defendia-se com quatro em linha.

O problema foi perder Gustavo Henrique aos 4 minutos. Sampaoli manteve a estrutura, colocando Pará na lateral-direita e puxando Lucas Veríssimo para o meio da defesa. Depois, voltando Lucas Veríssimo para o lado direito e escalando Luiz Felipe como beque.

O time da semana é o Flamengo. Quem mais parece em linha de crescimento. Mas terá jogos seguidos, às quartas e domingos, enquanto Santos só voltará a atuar em meios de semana no dia 25 de setembro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC