Topo

Coluna do PVC

Palmeiras faz proposta por Mano Menezes

PVC

02/09/2019 19h45

(Crédito: Bruno Haddad/Cruzeiro)

(Crédito: Bruno Haddad/Cruzeiro)

O Palmeiras fez proposta oficial a Mano Menezes depois de anunciar a demissão de Felipão. O técnico responderá na terça-feira. Mano não costuma aceitar convites para dirigir clubes no meio da temporada. O Palmeiras pode ser diferente pela condição de trabalho. Depois de sair do Cruzeiro, Mano Menezes recebeu um convite do Al Ahli. Preferiu não aceitar.

A demissão de Felipão não surpreende pelas circunstâncias, mas demorou para ser amadurecida pelo clube. Até o início da tarde, a informação dentro do clube era de que, como tendência, Felipão poderia permanecer. Não se confirmou.

Numa mesa de conselheiros do Palmeiras, quinta-feira passada, dentro do clube, a repercussão da eliminação da Libertadores batia mais em Alexandre Mattos do que em Felipão. Dizia um dos conselheiros: "Felipão fica até o fim do ano". Mas a pressão pela contratação de reforços deste ano, sem que nenhum seja titular, batia forte no diretor executivo. Foi justamente o diretor quem demitiu Felipão no início da noite desta segunda-feira (2).

Alexandre Matos ainda é questionado. Não, não é hora de mudar o dirigente, que ajudou o clube a voltar a ser vencedor.

Sempre que há uma troca de treinador é porque o trabalho se esgotou. Não é preciso perguntar por que Felipão caiu. A saída é auto-explicativa num país que troca 29 nomes em 38 rodadas. Este foi o índice de 2018, quando, depois de nove temporadas, o campeão foi um time que trocou de técnico durante a campanha.

De 16 Brasileiros por pontos corridos, só quatro foram vencidos por times que mudaram de treinador: Santos (2004), Corinthians (2005), Flamengo (2009), Palmeiras (2018). Das 28 trocas do ano passado, só uma levou ao título.

Mesmo assim, o velho vício é achar que dá certo. Porque o Flamengo lidera e a mudança funcionou com Jorge Jesus, mesmo que o co-líder, Santos, mantenha seu treinador desde o início do ano.

A pergunta não é quem será o próximo técnico. É de que maneira o Palmeiras pretende jogar nos próximos anos. Daí deveria vir a resposta para o nome do novo treinador.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.