Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Gaciba divulgará imagem de contato sobre a linha em pênalti para o Santos

PVC

09/09/2019 09h22

Uma imagem que supostamente não apareceu nas transmissões de TV de Santos x Athletico Paranaense, mas foi usada por Rodrigo Nunes de Sá para sugerir a marcação do pênalti sobre Marinho, será disponibilizada pela comissão de arbitragem da CBF durante esta segunda-feira (9). Segundo o presidente da comissão, Leonardo Gaciba, a imagem analisada mostra que houve contato em cima da linha da grande área. "Pode haver interpretação, se o contato foi suficiente para derrubar, ou não. Mas não quero que digam que não houve contato. Não foi um pênalti fantasma", diz Gaciba.

Ainda fica no ar a pergunta se serão ou não divulgados os áudios, que indicam que Rodrigo Carvalhaes, árbitro de campo, não viu o contato em cima da linha. Pelo microfone, o árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá teria avisado a Carvalhaes que o contato com as mãos não derrubou o atacante Marinho, do Santos. E que não houve contato com o pé esquerdo do jogador. Ou seja, a falta teria acontecido no pé direito, em cima da linha.

Neste caso, seria pênalti.

Leonardo Gaciba segue com a estatística de que a média de erros por rodada caiu de seis para um, neste ano. Julga também que o caminho a ser adotado deva ser o da "mínima interferência." Que o árbitro de vídeo só interfira na decisão do campo, se tiver convicção de erro claro e inequívoco.

Sua ideia é seguir visitando os clubes e mostrar os avanços do VAR. No final do ano, levar à Fifa e ao International Board a experiência acumulada por 450 partidas com uso do vídeo. "No final do ano, o Brasil será o país com maior número de partidas monitoradas pelo VAR. Vou levar nossa experiência, as opiniões colhidas nos clubes e meu ponto de vista. Imagino que devam considerar por ser o país com maior número de jogos", pensa Gaciba.

Sua ideia sobre o árbitro de vídeo é de que deva haver interferência nos erros claros.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC