Topo

Coluna do PVC

Palmeiras e Fluminense são retrato dos altos e baixos do Brasileirão

PVC

10/09/2019 06h46

Era dia 11 de novembro de 2012.

O Palmeiras tinha seu estádio em reforma e mandava o clássico contra o Fluminense em Presidente Prudente.

Líder, dono do melhor ataque e da defesa menos vazada do Brasileirão, o Tricolor se sagraria campeão naquela tarde.

Para o Palmeiras, uma derrota levaria à quase certeza de rebaixamento, ratificado uma semana depois em Volta Redonda contra o Flamengo. O Fluminense venceu por 3 x 2, dois gols de Fred e um de Maurício Ramos, contra.

Em sete anos, a vida mudou dos dois lados. O Fluminense é o 18o colocado do Brasileirão e o Palmeiras o último campeão.

Há poucos campeonatos do planeta onde as oscilações são tão grandes. O mais próximo disso, entre os grandes torneios da Europa, é o Francês. O Montpellier, campeão de 2012, hoje é 14o colocado. Líder na Inglaterra, hoje, o Liverpool foi oitavo colocado em 2012. Mas aquela temporada dos Reds foi acidental. Normalmente, o Liverpool reside entre os cinco melhores.

Mudança aconteceu com o Manchester United que, de campeão ano sim, ano não, passou a sofrer em posições intermediárias. E com o Leicester, décimo quarto em 2015, campeão em 2016, décimo segundo em 2017.

Nada como uma inversão de valores tão grande.

O Fluminense era campeão e hoje precisa vencer no Allianz Parque para sair da zona de rebaixamento.

O Palmeiras precisava vencer para se salvar e hoje tem de ganhar para se manter na briga pelo troféu.

Hoje, Palmeiras x Fluminense fazem o clássico da gangorra.

 

11/novembro/2012

PALMEIRAS 2 x 3 FLUMINENSE

Local: Prudentão (Presidente Prudente); Juiz: Leandro Vuaden (RS); Renda: R$ 223.495; Público: 8.461; Gols: Fred 45 do 1º; Maurício Ramos (contra) 9, Barcos 16, Patrick Vieira 19, Fred 43 do 2º; Cartão amarelo: João Denoni, Luan, Diguinho, Jean

PALMEIRAS: Bruno, Wesley, Maurício Ramos, Henrique (Román 24 do 1º) e Juninho; João Denoni, Correa, Marcos Assunção (Luan 13 do 2º) e Patrick Vieira; Obina (Maykon Leite, intervalo) e Barcos. Técnico: Gílson Kleina

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno (Diguinho 33 do 2º), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho e Jean; Wellington Nem (Marcos Júnior 13 do 2º), Thiago Neves e Rafael Sóbis (Valencia 23 do 2º); Fred. Técnico: Abel Braga

Com este resultado, o Fluminense foi campeão brasileiro de 2012.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.