Topo

Coluna do PVC

Brasil e Inglaterra voltam a ter técnicos na Champions após nove anos

PVC

16/09/2019 17h35

A Uefa Champions League começa nesta terça-feira (17), com a novidade de que Brasil e Inglaterra voltarão a ter treinadores no mais importante torneio de clubes do planeta. O brasileiro Sylvinho estreia em Champions, como técnico do Lyon, em duelo contra o Zenit. Como jogador, Sylvinho foi campeão pelo Barcelona, em 2006 e 2009. Jogou a decisão como titular em sua segunda conquista.

O inglês Frank Lampard dirigirá o Chelsea e será o primeiro inglês técnico efetivo dos Blues na Champions, na história. O último nascido na Inglaterra a dirigir um clube na Champions tinha sido Harry Redknapp, pelo Tottenham, que chegou às quartas-de-final de 2011.

Também as quartas foram o destino do último brasileiro na Champions, como treinador. Também em 2011, Leonardo orientou a Internazionale até cair contra o Schalke, entre os oito melhores. No ano anterior, Leonardo dirigiu o Milan, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, eliminado pelo Manchester United.

No ano passado, Portugal e Itália compartilharam a maioria dos treinadores da rodada inaugural, com cinco técnicos cada.

Nesta temporada, a Itália é soberana, com a presença de quatro técnicos, contra três portugueses. Antonio Conte (Internazionale), Maurizio Sarri (Juventus), Giampiero Gasperini (Atalanta) e Carlo Ancelotti (Napoli) formam o time de italianos treinadores. Todos por clubes da Itália.

Portugal é diferente. Terá três representantes, com Luís Castro (Shakhtar), Bruno Lage (Benfica) e Pedro Martins (Olympiacos). No ano passado, dos cinco portugueses, havia a diferença de José Mourinho estar no Manchester United e Leonardo Jardim no Monaco.

Antes de Leonardo tornar-se o último brasileiro, antes de Sylvinho, Felipão dirigiu o Chelsea durante toda a fase de grupos da temporada 2008/09. Venceu 3 vezes, empatou 2 e perdeu 1. Foi demitido pelo Chelsea antes do início dos mata-matas. Aquele Chelsea foi até as semifinais, eliminado com gol no último minuto de Iniesta.

Na Champions League da era moderna, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Silva foram representantes do Brasil. O atual técnico do Vasco participou de sete partidas da Champions, como técnico do Real Madrid. Ganhou quatro, perdeu duas, foi eliminado nas oitavas-de-final de 2005 pela Juventus. Carlos Alberto Silva orientou o Porto, em 1992/93, com 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas e a perda da vaga na final para o Milan, de Fabio Capello.

O primeiro treinador brasileiro em Copa dos Campeões da Europa foi Flávio Costa, pelo Porto, na temporada 1957/58. Foi eliminado pelo Athletic Bilbao, na primeira fase.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.