Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

São Paulo vence com sete titulares diferentes do início do primeiro turno

PVC

21/09/2019 12h45

No primeiro jogo do Brasileirão, o Botafogo surpreendeu pela maneira de jogar. Muita posse de bola, quase como estratégia defensiva. Tendo a bola em seu pé, o risco de levar gols diminuía na estreia do técnico Eduardo Barroca. Em um turno, o Botafogo mostra filosofia semelhante. Trocou passes e teve 57% de posse de bola, desejo de seu treinador. Também finalizou pouco, mas mais do que o dobro do que fez no Morumbi, um turno atrás: cinco x duas.

O São Paulo teve só quatro titulares iguais a um turno atrás: Tiago Volpi, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo. Com todo o meio-de-campo e todo o ataque diferentes, muito difícil encontrar um jeito de jogar. O Morumbi vive uma revolução a cada três meses. Desta maneira, é muito difícil mesmo encontrar padrão de jogo.

Somam-se as revoluções de um turno às transformações seguidas do Morumbi, que começou o ano com André Jardine, viveu seu melhor momento com Vágner Mancini, dispensou jogadores como Nenê e Diego Souza, contratou novos como Daniel Alves, Juanfran e Pato, que voltou a sentir lesão.

Pablo, maior contratação de janeiro, antes das chegadas de Pato, Daniel Alves e Juanfran, foi o herói da vitória no Nílton Santos. Aos 47 do segundo tempo, definiu após cruzamento para a grande área e desvio de Arboleda.

O São Paulo pode melhorar muito.

Mas vencer depois de quatro rodadas, com dois empates e duas derrotas, foi fundamental na briga por vaga na Libertadores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC