Topo

Coluna do PVC

São Paulo vence com sete titulares diferentes do início do primeiro turno

PVC

21/09/2019 12h45

No primeiro jogo do Brasileirão, o Botafogo surpreendeu pela maneira de jogar. Muita posse de bola, quase como estratégia defensiva. Tendo a bola em seu pé, o risco de levar gols diminuía na estreia do técnico Eduardo Barroca. Em um turno, o Botafogo mostra filosofia semelhante. Trocou passes e teve 57% de posse de bola, desejo de seu treinador. Também finalizou pouco, mas mais do que o dobro do que fez no Morumbi, um turno atrás: cinco x duas.

O São Paulo teve só quatro titulares iguais a um turno atrás: Tiago Volpi, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo. Com todo o meio-de-campo e todo o ataque diferentes, muito difícil encontrar um jeito de jogar. O Morumbi vive uma revolução a cada três meses. Desta maneira, é muito difícil mesmo encontrar padrão de jogo.

Somam-se as revoluções de um turno às transformações seguidas do Morumbi, que começou o ano com André Jardine, viveu seu melhor momento com Vágner Mancini, dispensou jogadores como Nenê e Diego Souza, contratou novos como Daniel Alves, Juanfran e Pato, que voltou a sentir lesão.

Pablo, maior contratação de janeiro, antes das chegadas de Pato, Daniel Alves e Juanfran, foi o herói da vitória no Nílton Santos. Aos 47 do segundo tempo, definiu após cruzamento para a grande área e desvio de Arboleda.

O São Paulo pode melhorar muito.

Mas vencer depois de quatro rodadas, com dois empates e duas derrotas, foi fundamental na briga por vaga na Libertadores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.