Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Sucesso de Alagoas é contraponto do fracasso de Fluminense e Cruzeiro

PVC

23/09/2019 09h01

Por Marlon Araújo,

Comentarista da Pajuçara Sistema de Comunicação

 

O futebol de Alagoas viveu um final de semana próximo da perfeição. Os dois representantes em competições nacionais, o CSA na Série A e o CRB na Série B, vivenciaram o ápice dentro da temporada.
Pela 1ª vez desde que iniciou a disputa da Série A, o CSA deixou a zona de rebaixamento. Motivado e com confiança, o time azulino terá dois desafios em Sâo Paulo contra Palmeiras e Santos.

A construção da saída da equipe do rebaixamento passa diretamente pelo trabalho de Argel Fucks. Extremamente questionado na sua chegada, ele se assemelha a Felipão e tem trabalhado a 'família Argel' envolvendo todos neste objetivo.
Não espere do time um futebol vistoso mas o modelo de jogo é bem dentro da característica de competitividade, forte bloco defensivo, reatividade e velocidade no momento de organizar para atacar e na definição do lance.

A caminhada ainda é difícil e muito longa mas para um time que chegou a Série A rebaixado, passou vinte rodadas no Z4, sair pela 1ª vez é o alento que todos precisavam para acreditar um pouco mais na sonhada permanência na elite.
O CRB também experimentou o sabor de um objetivo alcançado pela primeira vez. Com uma campanha desequilibrada tendo números impressionantes fora de casa, com sete vitórias em 11 jogos, mas com seis derrotas nos doze jogos disputados em casa, o CRB chegou ao G4 – zona de acesso para a Série A – pela 1ª vez após cinco claras oportunidades.
Marcelo Chamusca montou uma forma reativa e absolutamente eficiente para o CRB atuar.

O encaixe da modelo de jogo com a característica das peças que possui mostra que o time pode sonhar com o objetivo de chegar ao sonho de disputar a Série A. É preciso a regularidade que o momento exige, mas o time do CRB mostra-se competitivo para este momento.
Curiosidades à parte, CSA e CRB tem nos seus goleiros, os grandes destaques. Jordi, ex-Vasco, é o goleiro com o maior número de defesas difíceis na Série A e o jovem Vinicius, base do Palmeiras, vem fazendo jogos com performance simplesmente impressionante.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC