Topo

Coluna do PVC

Flamengo vence e se isola como melhor ataque dos pontos corridos

PVC

26/09/2019 05h16

Ganhar do Internacional com dois homens a mais e mesmo assim sofrendo gol de empate no início do segundo tempo não permite classificar a atuação de quarta-feira à noite como a melhor desde a chegada de Jorge Jesus. Mas é impossível não olhar para o desempenho. Foram vinte finalizações, oito certas, contra duas coloradas. Verdade que houve pênalti não marcado de Rodrigo Caio em Guerrero. O Internacional tem razão em reclamar da infração. Isto à parte e apesar do empate momentâneo, no início da segunda etapa, o Flamengo mereceu ganhar por 3 x 1.

Os três gols, entre eles o 18o de Gabriel a caminho do recorde, isolam o Flamengo como melhor ataque da história dos pontos corridos, em torneios disputados por 20 clubes. São 48 gols em 21 jogos. Só o Santos de 2004, ataque mais positivo de todos os tempos, com 103 gols em 46 partidas, tinha o mesmo número de gols na 21a. rodada. Naquela época, apesar de pontos corridos, o Brasileirão tinha 24 clubes.

Contra o Internacional, o destaque rubro-negro foi Rafinha. Autor de 77 passes certos, apenas três errados, e dos cruzamentos para os dois gols da segunda etapa. De Arrascaeta, decidiu de novo. Como em Belo Horizonte, quando marcou o gol da vitória, no Maracanã fez o segundo e deixou Bruno Henrique de frente com a rede no terceiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.