Topo

Coluna do PVC

O impedimento acabou

PVC

29/09/2019 12h58

É aflitivo ver Ricardo Marques Ribeiro apitar um jogo do tamanho de Corinthians x Vasco.

Mesmo quando o Corinthians disputa a quarta colocação e o Vasco briga contra o rebaixamento.

Porque a mão não lhe sai do ouvido e até mesmo em jogadas óbvias, como a falta de Manoel em Fernando Miguel, no início do clássico, Ricardo Marques Ribeiro precisa se certificar de que não cometeu nenhuma bobagem. Veja que não é a torcida, nem os jogadores, nem as comissões técnicas quem duvida de sua competência. É ele próprio.

Num jogo de poucas coisas emocionantes, com o Vasco com uma única finalização contra a meta de Cássio, quando Werley finalizou, o gol foi anulado por impedimento de Werley.

Um pé apenas.

Ricardo Marques Ribeiro validou o gol e depois colocou a mão em sua orelha, quase como um tique nervoso. Então, foi salvo pelo vídeo.

O assistente Ricardo Junio de Souza fez sinal de que não viu o impedimento. Era mesmo difícil ter certeza de uma jogada em que é possível até discutir a regra, que invalida um gol por um pé à frente.

Mas esta é a regra e o impedimento foi bem marcado. O que remete à declaração do presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba, em recente entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil: "O impedimento acabou", disse. Explicou: "Nunca imaginei que um dia aconteceria de haver 100% de acerto em jogadas de impedimento."

O Corinthians não jogou bem, mas venceu por 1 x 0, com gol de Ralf, seu décimo com a camisa do Corinthians. Ganhou, porque não sofreu gol e manteve-se com a defesa menos vazada do campeonato. Venceu, porque o impedimento tornou-se uma jogada em que que não existe erro.

Mesmo com Ricardo Marques Ribeiro no apito — digo, na orelha.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.