Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Sampaoli segue Guardiola para tentar virada sobre Flamengo

PVC

09/10/2019 23h09

A improvável virada do Santos, novo vice-líder do Brasileiro, passa por um fator semelhante ao utilizado pelo Manchester City de Guardiola contra o Liverpool, de Jurgen Klopp, na temporada passada. O único índice em que os santistas são melhores do que os rubro-negros é a posse de bola. Era parecida a situação em janeiro do ano passado, quando o City tinha sete pontos a menos do que o Liverpool. Ao vencer o time de Klopp, no Ettihad, os citizens diminuíram a distância para quatro pontos. O Inglês, no entanto, estava na 16a rodada. O Brasileirão já está na 24a.

Mesmo assim, vale a lembrança de que há dois exemplos de viradas maiores do que precisam Santos, segundo colocado, e Palmeiras, agora em terceiro. Em 2008, o São Paulo tinha dez pontos a menos do que o Grêmio, no vigésimo-quarto jogo. Terminou campeão. O mesmo caso aconteceu com o Flamengo, décimo-primeiro colocado em seu jogo de número 24, em 2009. O Palmeiras líder, dez pontos atrás, terminou em quinto lugar. Os rubro-negros foram campeões.

A diferença desta vez é a qualidade do futebol do Flamengo, que pode abrir oito pontos de vantagem se ganhar do Atlético, nesta quinta-feira.

Na Vila Belmiro, o Santos foi melhor durante todo o primeiro tempo e abriu 2 x 0 em apenas 17 minutos. Carlos Sánchez fez um primeiro tempo exuberante. Marinho, com toda a sua imprevisibilidade, de jogada certa seguida por erro bizarro, foi decisivo, ao marcar o segundo gol, em condição legal.

Os dribles de Marinho em direção ao gol também ajudaram a quebrar o futebol do Palmeiras.

Mano Menezes fez o alerta, antes do apito inicial, ao afirmar que não seria possível fazer um primeiro tempo tão ruim quanto o Palmeiras fez contra Internacional e Atlético. A atuação foi ainda pior.

O Santos assume a segunda posição e tem pontos para se apoiar para tentar a virada.

O Palmeiras também pode se lembrar das situações de São Paulo 2008 e Flamengo 2009.

Mas o rubro-negro é o grande favorito para ser campeão brasileiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC