Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Flamengo das multidões bate marcas do Maracanã com Zico e com geral

PVC

11/10/2019 09h04

O Flamengo foi campeão brasileiro de 1987 com Zico no Maracanã e com a geral lotada na final contra o Internacional.

Também líder de público daquela temporada, com média de 47 mil torcedores por partida.

O Maracanã hoje não tem geral, nem Zico, mas são 52.639 os espectadores por jogo do Flamengo no Brasileiro.

Em 1987, com Zico e com geral, o Maracanã chegou a ter 4.855 (quatro mil!) rubro-negros numa vitória sobre o Coritiba, três dias depois de derrota num Fla-Flu.

Em 1992, o Flamengo tinha Júnior e o Maracanã tinha geral. Foi campeão brasileiro e líder de público, mas o estádio chegou a receber 10.700 para um empate contra o Athletico Paranaense e 11 mil numa derrota para o Bragantino.

A média rubro-negra daquela campanha foi de 42.900 por partida. A do campeonato, 16 mil.

Em 2009, o Flamengo já não tinha geral, mas tinha Adriano, o Imperador, e uma arrancada fulminante para o troféu. Na vigésima quarta rodada, tinha dez pontos a menos do que o líder e ocupava a 11a colocação. Foi campeão e líder de público, com média de 40 mil por rodada — o Brasileiro teve 17.800.

O Flamengo hoje tem 52.639 por partida e o inédito feito de esgotar todas as cotas para torcida visitante, rodada após rodada do campeonato.

A receita é a melhora da relação com os sócios torcedores. Eles têm acesso a ingressos a preços próximos a R$ 30.

Na rodada do meio de semana, o Brasileirão superou a cota de 5 milhões de torcedores nos estádios. A média segue acima de 21 mil, em 240 partidas, apesar de arquibancadas vazias em jogos recentes de Botafogo, Santos, Fluminense, Avaí e Chapecoense.

Quatro clubes têm média superior a 30 mil: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. O Fortaleza, hoje, tem 29.600 por rodada.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do PVC