Topo

Coluna do PVC

Liverpool vence Tottenham em situação inversa à Champions League

PVC

27/10/2019 13h16

Em 1 de junho, dia da contratação de Jorge Jesus pelo Flamengo e da final da Champions League, o Liverpool teve um pênalti marcado a seu favor aos 40 segundos. Convertido por Salah a 1'48 de jogo, o gol precoce permitiu ao Liverpool recuar e ter apenas 35% de posse de bola e só três chutes a gol. O Tottenham não foi criativo diante dos dois muros defensivos de Klopp e levou o segundo gol, de Origi, aos 42 do segundo tempo.

O Liverpool nunca resumiu seu jogo ao sistema defensivo. Mas recuou na final da Champions, porque a partida permitiu esta estratégia.

Na virada sobre o Tottenham, o Liverpool sofreu o gol aos 47 segundos, em Anfield. A situação se inverteu inteiramente na comparação com a decisão da Champions, há cinco meses. O Tottenham recuou e ficou com apenas 30% de posse de bola, só duas finalizações contra Alisson. O Liverpool massacrou, com 70% de tempo com a bola no pé, 21 chutes, 13 contra Gazzaniga, herói do primeiro tempo, incapaz de evitar a virada.

Um gol de Henderson, outro de Salah, de pênalti.

O Liverpool ganhou do Tottenham de novo, mas em situação inversa ao jogo do Wanda Metropolitano, em junho.

O time de Jurgen Klopp é muito forte. Em qualquer situação e com estratégias diferentes.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.