Topo

Coluna do PVC

Virada do Flamengo mantém esperança do Palmeiras no título

PVC

28/10/2019 10h54

O Flamengo já tem, na rodada 28, o mesmo número de pontos que lhe deu o título brasileiro de 2009. Há dez anos, o rubro-negro era dirigido por Andrade e se tornou o campeão com menor pontuação da história. O caminho atual indica a chance de recorde, se superar os 81 marcados pelo Corinthians, de Tite, em 2015. Mas justamente aquela virada do Flamengo, há dez anos, mantém a esperança palmeirense em 2019.

Até o presidente Maurício Galiotte já comentou isso na Academia de Futebol.

O debacle palmeirense de dez anos atrás começou na 28a rodada, quando empatou com o Avaí, no Parque Antarctica. Mesmo assim, a distância para o vice-líder, São Paulo, era de cinco pontos. Naquele meio de semana, o Flamengo se salvou de uma derrota em Salvador com gol de Zé Roberto, aos 45 minutos do segundo tempo.

O resultado levou o Flamengo a 42 pontos, em sexto lugar, doze abaixo do Palmeiras.

Na rodada seguinte, a 29, o Flamengo venceu o São Paulo de virada e o Palmeiras perdeu para o Náutico, nos Aflitos, por 3 x 0. A distância caiu para nove pontos, faltando nove rodadas para terminar o torneio. Só então o Flamengo foi para o Parque Antarctica e venceu o Palmeiras por 2 x 0. A diferença caiu para seis pontos.

Parecia ainda distante e mais ainda quando, na rodada 32, o Barueri ganhou do rubro-negro por 2 x 0, na grande São Paulo. O Palmeiras venceu o Goiás e a diferença, que já chegara a três pontos, subiu para seis outra vez. Faltavam seis rodadas. O Flamengo ganhou do Santos, Atlético Mineiro e Náutico. Quando teve a oportunidade de assumir a liderança, na rodada 36, empatou no Maracanã por 0 x 0 contra o Goiás, apesar do apoio de 83 mil torcedores presentes.

O Flamengo assumiu a ponta na rodada 37. O Palmeiras terminou em quinto lugar.

Hoje, na rodada 28, o Palmeiras está mais perto do Flamengo do que o Flamengo estava do Palmeiras há dez anos.

A virada é improvável.

Mas aconteceu uma vez.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.