Topo

Coluna do PVC

Como Mano anulou Daniel Alves para vencer São Paulo

PVC

31/10/2019 08h04

crédito: Bruno Ulivieri/AGIF

Deyverson cumprimenta Daniel Alves em clássico paulista

Mano Menezes fez questão de esclarecer, em sua entrevista coletiva depois da vitória sobre o São Paulo, que a montagem do time para o clássico foi para explorar qualidades palmeirenses. "Pensando no Palmeiras, não no São Paulo", disse.

Mas a estratégia serviu também para dificultar Fernando Diniz e Daniel Alves.

Que Daniel Alves jogaria como lateral-direito estava claro.

Fernando Diniz não ia barrar Igor Gomes, motor do time contra o Atlético Mineiro, no domingo passado.

A pergunta era sobre a movimentação de Daniel Alves, que não guardaria posição como lateral. A lembrança do São Paulo de Telê Santana, que liberava Leonardo como meia e mantinha Ronaldão como volante para fazer a cobertura do lateral-esquerdo veio à memória cedo. Foi parecido.

Para contrapor a força de Daniel Alves, Mano Menezes escalou Zé Rafael.

Montou duas linhas de quatro homens e trouxe Dudu por dentro, para puxar a velocidade e deslocar-se pelos dois lados.

Deu tão certo que o São Paulo teve mais posse de bola, mas das 12 finalizações, só chutou quatro vezes dentro da área de Wéverton.

O Palmeiras chutou 17 vezes, dez de dentro da área.

Das nove vitórias do Palmeiras sobre o São Paulo no Allianz Parque, esta foi a terceira por 3 x 0. Houve mais uma por 4 x 0. Foi a melhor atuação do Palmeiras sob o comando de Mano Menezes, mas não a única. No empate contra o Athletico Paranaense, por exemplo, o time jogou bem.

O São Paulo sofre sua segunda derrota sob o comando de Fernando Diniz. O ano são-paulino não é bom não é o treinador em si, que inicia sua trajetória. É preciso dar tempo para o trabalho acontecer. Diferente do Flamengo, não há amor à primeira vista, mesmo com um bom técnico no comando.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.