Topo

Histórico

Categorias

Sucesso estrangeiro no Flamengo começou em Lima, com Solich

PVC

21/11/2019 13h49

O primeiro técnico estrangeiro do Flamengo foi o uruguaio Ramón Platero, em 1921.

Mas o grande sucesso de treinador internacional, história do Flamengo, é Fleitas Solich: "Ele poderia ser técnico da seleção brasileira. Não tinha resistência", diz o rubro-negro Ruy Castro, lembrando os anos 1950, em que o treinador paraguaio conduziu o Rolo Compressor ao tricampeonato.

O que pouca gente se lembra é de que a história de Fleitas Solich na Gávea começou justamente na cidade de Lima, capital do Peru. Em 1953, a seleção brasileira perdeu o Campeonato Sul-Americano, atual Copa América, para a seleção paraguaia dirigida por Solich.

O chefe da delegação brasileira era o escritor José Lins do Rêgo, rubro-negro de quatro costados.

Terminada a campanha fracassada do Brasil, José Lins do Rêgo foi um dos idealizadores da contratação de Fleitas Solich.

Na Gávea, o bruxo paraguaio reinou entre 1953 e 1959. Saiu depois do tricampeonato, conquistado no campeonato de 1955, já no início de 1956, com uma base de Chamorro, Tomirez e Pavão; Jadir, Tomires e Jordan; Joel, Duca, Índio, Dida e Zagallo. Evaristo foi um dos grandes jogadores da campanha do tri, antes de se transferir para o Barcelona.

Solich só saiu da Gávea para dirigir o Real Madrid, em 1959. Foi sua a indicação para a contratação de Didi pelo clube espanhol.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Blog do PVC