Topo

Coluna do PVC

Flamengo da estreia do Mundial nunca perdeu jogando junto

PVC

17/12/2019 03h59

A formação do Flamengo escalada por Jorge Jesus para a estreia no Mundial de Clubes, contra o Al Hilal, nunca foi derrotada jogando junto. São seis partidas, com cinco vitórias e um empate. Ganhou do Palmeiras (3×0), Santos (1×0), Internacional (3×1), Grêmio (5×0) e River Plate (2×1), empatou com o Grêmio pela Libertadores, em Porto Alegre (1×1).

O histórico Flamengo, o melhor time da história rubro-negra, disputou com seus onze titulares clássicos juntos, apenas quatro partidas. Ganhou do Volta Redonda (5×1), perdeu do Vasco (0x2), venceu o Liverpool (3×1) e o São Paulo (3×2). Durante a Libertadores, o Flamengo histórico chegou a ter Chiquinho na ponta direita e Baroninho na ponta esquerda, na final da Libertadores Leandro jogou no meio-de-campo, com Nei Dias na lateral direita.

Times fantásticos, lembrados do goleiro ao ponta-esquerda, foram derrotados. O Santos bicampeão mundial, de Gilmar, Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe disputou dez partidas com os onze juntos. Venceu nove e perdeu uma, para o Botafogo.

Este Flamengo nunca perdeu.

Jorge Jesus confirma que jogará no ataque, como é vocação de sua equipe.

Na história, nunca houve partidas entre Flamengo e Al Hilal. O único jogo do Flamengo na Arábia Saudita foi um empate por 2 x 2 contra a seleção da Arábia Saudita, em 1974. Zico marcou os dois gols rubro-negros.

O Flamengo nunca enfrentou o Al Hilal, nem jogou na cidade de Doha, nem no Catar.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.