Topo

Coluna do PVC

A incrível Libertadores de 2020

PVC

18/12/2019 06h57

De vez em quando, alguém se surpreende com a informação de que Corinthians e Palmeiras caíram na mesma chave da Libertadores em 1999. Era diferente. Naquele tempo, os clubes do mesmo país ficavam no mesmo grupo. Daí ter havido a irreal junção de Corinthians, Palmeiras, Cerro Porteño e Olimpia.

O Corinthians passou em primeiro, o Palmeiras em segundo, o que não evitou que os palmeirenses fossem campeões naquele ano.

Estarem juntos na mesma chave, desde que o Corinthians passe pelo Guaraní do Paraguai, o que não conseguiu nas oitavas-de-final de 2015, será fantástico para o torneio. Mas Corinthians e Palmeiras seguirão favoritos na chave de Tigre, da Argentina, e Bolívar, da Bolívia. Grupo chato, mas para se classificar.

Se houver Grêmio e Internacional no mesmo grupo, com a classificação colorada contra, por exemplo, o Tolima, vai ser a mais incrível fase de grupos para os brasileiros de todos os tempos. Por juntar um Dérbi e um Grenal, na mesma fase da Libertadores.

Tem muita coisa atraente, como pela primeira vez juntar o campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana na mesma chave: Flamengo e Independiente del Valle.

Mas os clássicos regionais, se houver, é que tornarão a fase de grupos da Libertadores espetacular.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.