Topo

Coluna do PVC

Presidente Peres diz que Santos ficará estremecido com Flamengo

PVC

04/01/2020 14h53

O presidente do Santos, José Carlos Peres, entende que o anúncio da contratação de Gustavo Henrique, pelo Flamengo, foi precoce. Como ainda falta um mês para a conclusão do contrato do zagueiro com o alvinegro praiano, o dirigente entende que o correto seria esperar pelo desfecho do acordo e, depois disso, anunciar o novo clube. "Vai ficar um estremecimento com o Flamengo e com o jogador", diz Peres. "Nosso departamento jurídico vai trabalhar nesse caso", afirma o presidente santista.

Segundo ele, houve o esforço do Santos para renovar o contrato com Gustavo Henrique desde o fim de 2018. Muito antes do período de seis meses, em que Gustavo Henrique pôde assinar pré-contrato com qualquer clube do planeta, já havia a tentativa de renovação. "Em 31 de agosto, fizemos uma reunião com o jogador e com seu procurador. Gustavo nos disse que esperava propostas do exterior, mas que nos daria a preferência e nos traria a oferta para nos dar a oportunidade", lembra Peres.

Na sexta-feira (3), no programa Mercado FOX, o zagueiro admitiu que não houve acordo com o Santos para a liberação antes do final de seu contrato, que termina em 31 de janeiro. "Na verdade, não houve nenhum acordo. Eu tenho contrato até 30 ou 31 de janeiro, mas resolvi deixar isto de lado, na conversa com os empresários que fizeram o negócio junto com o presidente do Santos, até para poupar o Santos do salário de janeiro", disse Gustavo Henrique, na noite de sexta-feira.

Houve conversas do antigo agente do jogador, Fernando César, com Sporting de Lisboa e Wolfsburg, da Alemanha. No final do processo, Gustavo Henrique confirma ter recebido também ofertas do Corinthians e do Palmeiras. "Preferi o Flamengo, pelo gigantismo do clube. O Santos também é um gigante", disse Gustavo Henrique. Na sua visão, era o momento de mudar de ares.

Há uma questão jurídica a se verificar: o contrato de imagem. Porque, se o contrato está em vigor até 31 de janeiro, e se a imagem do zagueiro está ligada ao Santos, ele não poderia ser apresentado com a montagem de uma fotografia com a camisa do Flamengo. Parte desse problema é o que o departamento jurídico do Santos pode avaliar.

Gustavo Henrique é jogador do Flamengo e vai ser extremamente importante para o clube da Gávea. Terá uma questão diplomática para resolver com seu ex-clube.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.