Topo

Coluna do PVC

Os 17 anos sem o Barcelona trocar técnicos no meio da temporada

PVC

13/01/2020 13h52

A provável demissão de Ernesto Valverde do Barcelona terminará com a história mais longa de um grande clube do mundo sem trocar técnico no meio da temporada. Desde janeiro de 2003, quando demitiu Louis Van Gaal, em sua segunda passagem pelo Camp Nou, o Barcelona não decide pela troca de comando antes de concluir os resultados de Campeonato Espanhol, Copa do Rey e Champions League. Daquela vez, há dezessete anos, a queda de Van Gaal juntava péssimos resultados ao final da gestão do presidente Joan Gaspart.

Na 19a rodada, quando Van Gaal se foi, o Barça tinha seis vitórias, cinco empates e oito derrotas no Campeonato Espanhol, mas havia se classificado na fase de grupos da Champions League com 100% dos pontos, contra Lokomotiv, Brugge e Galatasaray. Na Copa do Rey, havia sido eliminado pelo Novelda, em setembro.

Neste dezessete anos, o Barcelona teve Radomir Antic, pelos seis meses seguintes à queda de Van Gaal.

E seis treinadores nos dezesseis anos seguintes: Frank Rijkaard (2003-2008), Pep Guardiola (2008-2012), Tito Vilanova (2012-2013), Tata Martino (2013-2014), Luis Enrique (2014-2017) e Ernesto Valverde (2017-). Valverde pode ser o primeiro destes a deixar o cargo antes de encerrar a temporada.

Comparando com todos os demais grandes clubes do planeta, todos trocaram de técnico no meio do ano depois da última mudança drástica do Barcelona. Milan, Internazionale, Juventus, Napoli, Roma, Bayern, Borussia Dortmund, Manchestet United, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Vaco, Fluminense, Botafogo, River Plate, Boca Juniors… Todos os demais gigantes brasileiros e estrangeiros incluídos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.