PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Federação admite que Campeonato Carioca perdeu competitividade

PVC

17/01/2020 09h18

A pergunta foi feita por este colunista ao presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), Rubens Lopes, uma semana atrás, durante o programa Expediente Futebol, do FOX Sports: "O senhor acha que o Campeonato Carioca é mais competitivo ou menos competitivo do que há dez anos?"

A resposta foi direta: "Menos."

O diálogo seguiu: "Por quê?"

"Acho que houve uma acomodação", disse Rubens Lopes.

A questão seguinte: acomodação dos clubes ou da federação?

"Dos clubes."

O estadual do Rio de Janeiro será o primeiro a ter início de sua fase principal, entre as grandes disputas regionais do Brasil. Começa neste sábado, com Macaé x Flamengo, no Maracanã, Volta Redonda x Botafogo, no sul fluminense. No domingo, haverá Vasco x Bangu, em São Januário, Cabofriense x Fluminense, em Saquarema. O sábado também marca o início do Campeonato Pernambucano.

A última linha mostra que, se há acomodação, não é dos clubes. Há mais de dez anos, os clubes pequenos não conseguem fazer seus jogos em seus próprios estádios e não há prazo previsto para que recuperem seus palcos, para que possam jogar cada um em sua casa. Daí, o Macaé mandar a abertura da fase principal do campeonato no Maracanã, não em sua cidade, e a Cabofriense jogar em Saquarema, não em Cabo Frio.

Mesmo assim, no ano passado o estadual do Rio teve crescimento de público pouco superior a 100%. Dos 3900 pagantes por jogo de 2018 para 8.012. O maior público do campeonato de 2019 aconteceu na semifinal da Taça Guanabara, Flamengo 0 x 1 Fluminense, em 14 de fevereiro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Blog do PVC