PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

A busca pelo tetra paulista, cem anos depois

PVC

23/01/2020 08h11

O Corinthians inicia nesta quinta-feira (23) a busca pelo primeiro tetracampeonato paulista do profissionalismo. Quatro títulos seguidos são raros mesmo nos torneios de dois grandes. O Internacional foi octa, o Grêmio hepta, o Cruzeiro penta, o Atlético hexa, o América e o ABC, decas.

No Rio, o Fluminense e o Botafogo foram tetra. Não no profissionalismo. O tetra alvinegro se efetivou em 1935, mas começou em 1932, último ano pré-profissional.

Em São Paulo, só entre 1916 e 1919, o Paulistano conquistou quatro estaduais consecutivos. Há 101 anos, na última rodada, o Corinthians daria o troféu ao Palestra, se vencesse o Paulistano.

Perdeu por 4 x 1. Por causa do resultado ruim do Corinthians, houve o único caso de tetracampeão em São Paulo. Depois de 101 temporadas, uma grande temporada corintiana pode fazer nascer o segundo tetra da história .

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Blog do PVC