Blog do PVC http://pvc.blogosfera.uol.com.br O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos Wed, 15 Apr 2020 17:31:42 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Minha honra de ser Uol http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/minha-honra-de-ser-uol/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/minha-honra-de-ser-uol/#respond Fri, 31 Jan 2020 22:45:04 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11238 O Uol me abriu as portas assim que saí da ESPN, em 2014.

E por cinco anos entendi a força de escrever neste espaço.

Honra de estar ao lado do Juca, do Mauro Cezar, do Mauro Beting, do Rodrigo Mattos, Perrone, Menon, Milton Neves…

Tanto craque num time de blogueiros apenas.

Agora, meu blog vai mudar de endereço.

Continuarei aqui, como leitor, e sempre com o orgulho de ter feito parte deste timaço.

Muito obrigado a você, que me leu. Também ao Murilo, ao Zé Ricardo, Vinicius Mesquita e todo o time de editores que me aturou neste tempo todo.

 

 

]]>
0
O desafio de Luan é ser tão bom quanto ele já foi http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/11242/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/11242/#respond Fri, 31 Jan 2020 16:28:25 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11242 No mesmo dia, Luan perdeu seu pênalti pelo Corinthians e Éverton Cebolinha o ultrapassou na galeria dos maiores goleadores da história da Arena do Grêmio. Éverton marcou 42 vezes, Luan, 41.

Não foi só a perda do pênalti. Luan deu 57 passes e errou dez, 17%. Ninguém errou mais do que ele em Ponte Preta 2 x 1 Corinthians, no Moisés Lucarelli.

Tantas vezes no Grêmio ele foi o jogador de maior número de erros de passe e também o grande destaque do jogo. Contra o Barcelona, em Guayaquil, semifinal da Libertadores de 2017, foi assim.

Errava porque arriscava. Acertava, porque tentava e confiava.

A comparação de Luan agora não é com os outros jogadores do Corinthians. Cantillo, por exemplo, de um erro em 41 passes (2%).

O problema não é o provável sucesso do volante colombiano. A comparação de Luan é com Luan.

É impossível pensar que Luan tenha sucesso se não for comparável ao que Luan fez no Grêmio.

Lá, ele perdeu um terço de seus pênaltis, errou passes, mas foi a grande referência.

Há jogadores que viram reféns de si próprios. Os casos mais emblemáticos no Brasil desta década são os de Pato e Ganso.

Não se compara Pato com Pablo, nem com Gabigol, nem com Ibrahimovic, com quem jogou pelo Milan.

A comparação de Pato é com ele mesmo. Aquele que encantou quando apareceu no Internacional e depois em sua estreia pelo Milan, nos 5 x 2 sobre o Napoli.

Ganso só pode ser comparado ao que fez entre 2010 e 2011. Mesmo que seja impossível que volte a jogar no mesmo nível, Ganso é comparado com ele mesmo.

Pode ser cruel, mas este será o caso de Luan.

Luan vai ser comparado com Luan.

E não é facil jogar no nível que jogou quando ganhou a Libertadores pelo Grêmio, em 2017.

 

]]>
0
Técnico do Benfica desconhece Pedrinho http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/tecnico-do-benfica-desconhece-pedrinho/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/31/tecnico-do-benfica-desconhece-pedrinho/#respond Fri, 31 Jan 2020 13:32:03 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11236 O procurador de Pedrinho, Will Dantas, não abrirá mão de receber os 30% a que tem direito e a exigência é de que a transação, se houver, envolva 20 milhões de euros. Se o Corinthians quiser contar com Yony González como parte do pagamento, o clube é que precisará abrir mão de parte do dinheiro referente a seus 70%. Além disso, o Benfica contratou por empréstimo o brasileiro Dyego Sousa, ex-Sporting Braga, que disputou dez partidas pelo Shenzhen, da China.

Todas as condições acima dificultam o negócio entre Benfica e Pedrinho, mas a janela de transferências de Portugal se fecha no domingo. Dá tempo.

Ontem houve mais um indício de que a negociação não é simples. O técnico Bruno Lage declarou que o Benfica ainda tenta um segundo atacante e foi questionado sobre a possibilidade de ter Pedrinho.

“É quem?”, perguntou Bruno Lage.

Mostrou certo desconhecimento e, ao ser alertado sobre quem é o meia do Corinthians e da seleção brasileira, disse: “Ah, Pedrinho. Não!”

O relato está na edição do diário português A Bola, desta sexta-feira (31).

Apesar de tudo isso, há chande de o negócio acontecer até domingo, porque os agentes do jogador preferem que Pedrinho atue numa equipe competitiva. Isso, o Benfica é.

]]>
0
Corinthians perde para Ponte Preta por erros na saída de bola http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/corinthians-perde-para-ponte-preta-por-erros-na-saida-de-bola/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/corinthians-perde-para-ponte-preta-por-erros-na-saida-de-bola/#respond Fri, 31 Jan 2020 02:31:29 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11232 Está clara a intenção de Tiago Nunes e também evidente que não deve mudar seu plano de jogo.

Está também à mostra que será necessário treinar a saída de jogo, para que o Corinthians não cometa erros como os que causaram a derrota para a Ponte Preta.

Duas saídas equivocadas e o Corinthians entregou dois gols. Primeiro, com erro de Mádson, logo depois de sua entrada no lugar de Ramiro, com lesão no joelho.

Bruno Reis aproveitou e marcou 1 x 0 para a Ponte Preta.

Depois, Richard foi desarmado pelo mesmo Bruno Reis e, dos pés de João Paulo saiu o passe para Roger fazer 2 x 0.

O Corinthians não teve nos dois jogos fora de casa a mesma capacidade de interceptar passes no campo de ataque, nem de sair da pressão de seus adversários. Até aqui, fez um jogo brilhante contra o Botafogo, de Ribeirão Preto, vinte minutos perfeitos contra o Mirassol, caiu de produção depois, e não jogou bem o primeiro tempo contra a Ponte Preta. Depois, melhorou, mas não o suficiente para vencer.

Vai ser preciso melhorar a qualidade de passe na saída da defesa para o ataque.

Tem de ser antes do jogo contra o Guaraní, estréia na Libertadores na próxima quarta-feira (5), em Assunção.

 

]]>
0
Flávio usará camisa 24 pelo ano todo e iniciará corrente contra homofobia http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/flavio-usara-camisa-24-pelo-ano-todo-e-iniciara-corrente-contra-homofobia/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/flavio-usara-camisa-24-pelo-ano-todo-e-iniciara-corrente-contra-homofobia/#respond Thu, 30 Jan 2020 19:18:38 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11225 Depois de o Bahia lançar a campanha contra a homofobia e de o volante Flávio vestir a camisa número 24 como um símbolo, o Bahia iniciará uma corrente convidando outros clubes a seguirem o mesmo caminho. O próprio Flávio decidiu que usará o número 24 por toda a temporada.

A estreia foi contra o Imperatriz-MA, pela Copa do Nordeste, na terça-feira (28). Flávio gostou e sentiu-se honrado também pela campanha contra a homofobia e porque o 24 era o número de Kobe Bryant no Los Angeles Lakers. “Acho uma grande bobagem o fato de ninguém usar o número 24 no Brasil. Temos de respeitar todo mundo, independentemente do gênero, raça e opção sexual”, disse Flávio, ao anunciar que usará essa numeração até dezembro.

Paralelamente à decisão de Flávio, duas hashtags circulam contra a homofobia. Uma é #pedea24, campanha encampada pela revista Corner. Outra, do Bahia, é a #NúmeroDoRespeito.

No passado, houve casos de jogadores vestirem a camisa 24, principalmente durante campanhas vencedoras de Libertadores. Foram os casos de Euller, pelo Palmeiras, em 1999 (no pôster, agachado, no centro da foto), e Cássio, pelo Corinthians, em 2012.

]]>
0
Sem proposta oficial, Antony deve permanecer no São Paulo até junho http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/sem-proposta-oficial-antony-deve-permanecer-no-sao-paulo-ate-junho/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/30/sem-proposta-oficial-antony-deve-permanecer-no-sao-paulo-ate-junho/#respond Thu, 30 Jan 2020 14:34:57 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11222 O Ajax ainda conversa com Antony sobre valores de um possível contrato e o São Paulo não tem pressa nenhuma de fazer a negociação até o fim da janela de transferências da Holanda, que se encerra na sexta-feira (31). A lógica da direção são-paulina é não ter pressa. Mesmo com o déficit de 2019 e a necessidade de fazer dinheiro, o entendimento é que não se pode negociar um jogador avaliado peto de 20 milhões de euros por um valor menor pela pressa de negociar.

Daí, a chance de Antony permanecer pelo menos até o final do primeiro semestre aumenta consideravelmente. Isso não significa que não possa haver a venda mesmo depois do final da janela holandesa. Uma eventual negociação pode ocorrer na primeira quinzena de fevereiro, por exemplo, para que o Ajax garanta o reforço para a temporada 2020/21 e Antony permaneça no Morumbi pelo menos até o final da fase de grupos da Libertadores.

Até o final da manhã de quinta-feira, o São Paulo não recebeu proposta oficial de nenhum clube por Antony. O atacante segue na Colômbia, na disputa do Pré-Olímpico. Já classificado para o quadrangular final, o Brasil enfrentará o Paraguai na sexta-feira à noite.

]]>
0
Pato será titular contra a Ferroviária http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pato-sera-titular-contra-a-ferroviaria/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pato-sera-titular-contra-a-ferroviaria/#respond Wed, 29 Jan 2020 15:15:15 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11220 O noticiário ainda deixa a dúvida se Liziero começará pelo lado esquerdo do meio-de-campo ou se será Pato.

A discussão é sobre o substituto de Helinho, machucado, que já é o substituto de Antony, na seleção pré-olímpica.

E ainda tem a vaga de Igor Gomes, que poderia abrir brecha para Pato, mas abriu mesmo para Daniel Alves e Hernanes, como meias.

Nos dois primeiros jogos do estadual, Pato começou no banco de reservas. Entrou aos 19 do segundo tempo contra o Água Santa, no lugar de Helinho, e aos 37 da segunda etapa contra o Palmeiras, na vaga de Pablo.

Hoje, jogará junto com Pablo, mas com o ex-Athletico Paranaense aberto pela direita.

Pato trabalha para ter uma função de centroavante, mas de mobilidade. Como Fernando Diniz gosta, saindo da área, abrindo espaço para os meias e pontas.

Quem assiste aos treinos vê Pato a fim de jogo.

É ver para crer.

]]>
0
Pacaembu pós-Allianz Parque é aliado, mas deixou ferida http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pacaembu-pos-allianz-parque-e-aliado-mas-deixou-ferida-2/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pacaembu-pos-allianz-parque-e-aliado-mas-deixou-ferida-2/#respond Wed, 29 Jan 2020 13:35:49 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11217 O Palmeiras volta na noite desta quarta-feira (29) ao Pacaembu, depois de ter realizado, em 2019, seu maior número de partidas no estádio Municipal depois da inauguração do Allianz Parque em 2014. Foram oito partidas, sete delas como mandante, com seis vitórias, um empate contra o Corinthians e uma derrota para o Grêmio. Empatar com o maior rival e perder e ser eliminado da Libertadores deixaram uma ferida difícil de ser curada.

Deixa cicatriz, apesar de terem sido conquistados, no Pacaembu, três dos dez títulos brasileiros do clube. Contra o Fortaleza, na final da Taça Brasil de 1960, contra o Grêmio, no Robertão de 1967, e contra o Corinthians, na finalíssima do Brasileirão 1994.

Depois da inauguração do Allianz Parque, o Palmeiras disputou 345 partidas oficiais. Destas, 25 aconteceram no Pacaembu, com mando palmeirense. São 18 vitórias, quatro empates e três derrotas. Perdeu apenas para o Sport, em 2015, para o Red Bull em 2016. Também perdeu para o Santos, em 2019, mas com mando santista.

O problema não é o retrospecto no estádio Municipal, excelente. São dezoito vitórias, quatro empates e três derrotas, depois da inauguração do Allianz Parque, 77% de aproveitamento. Só que a lembrança do ano passado é ruim.

Foi o ano, depois da inauguração do novo estádio, em que o Palmeiras mais precisou jogar no Pacaembu: oito vezes, incluindo a vitória sobre o São Paulo, com gol de Carlos Eduardo, por 1 x 0, com mando tricolor.

Em 2019, o trauma foi perder para o Grêmio. Eliminado da Libertadores, o Palmeiras mudou o rumo da conversa. Ainda voltou ao Pacaembu para ganhar da Ponte Preta e empatar com o Corinthians. Mas mudou o astral.

Hoje, contra o Oeste, o Palmeiras tem a tentativa de reconstruir sua história depois da derrota para o Grêmio e derrota para o Corinthians. O Pacaembu, historicamente, sempre foi a segunda casa do Palmeiras.

]]>
0
Pacaembu pós-Allianz Parque é aliado, mas deixou ferida http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pacaembu-pos-allianz-parque-e-aliado-mas-deixou-ferida/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/pacaembu-pos-allianz-parque-e-aliado-mas-deixou-ferida/#respond Wed, 29 Jan 2020 03:08:22 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11212 O Palmeiras volta na noite desta quarta-feira (29) ao Pacaembu, depois de ter realizado, em 2019, seu maior número de partidas no estádio Municipal depois da inauguração do Allianz Parque em 2014. Foram oito partidas, sete delas como mandante, com seis vitórias, um empate contra o Corinthians e uma derrota para o Grêmio. Empatar com o maior rival e perder e ser eliminado da Libertadores deixaram uma ferida difícil de ser curada.

Deixa cicatriz, apesar de terem sido conquistados, no Pacaembu, três dos dez títulos brasileiros do clube. Contra o Fortaleza, na final da Taça Brasil de 1960, contra o Grêmio, no Robertão de 1967, e contra o Corinthians, na finalíssima do Brasileirão 1994.

Depois da inauguração do Allianz Parque, o Palmeiras disputou 345 partidas oficiais. Destas, 25 aconteceram no Pacaembu, com mando palmeirense. São 18 vitórias, quatro empates e três derrotas. Perdeu apenas para o Sport, em 2015, para o Red Bull em 2016. Também perdeu para o Santos, em 2019, mas com mando santista.

O problema não é o retrospecto no estádio Municipal, excelente. São dezoito vitórias, quatro empates e três derrotas, depois da inauguração do Allianz Parque, 77% de aproveitamento. Só que a lembrança do ano passado é ruim.

Foi o ano, depois da inauguração do novo estádio, em que o Palmeiras mais precisou jogar no Pacaembu: oito vezes, incluindo a vitória sobre o São Paulo, com gol de Carlos Eduardo, por 1 x 0, com mando tricolor.

Em 2019, o trauma foi perder para o Grêmio. Eliminado da Libertadores, o Palmeiras mudou o rumo da conversa. Ainda voltou ao Pacaembu para ganhar da Ponte Preta e empatar com o Corinthians. Mas mudou o astral.

Hoje, contra o Oeste, o Palmeiras tem a tentativa de reconstruir sua história depois da derrota para o Grêmio e derrota para o Corinthians. O Pacaembu, historicamente, sempre foi a segunda casa do Palmeiras.

]]>
0
Arana chega ao Atlético e vai reencontrar Fábio Santos http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/28/arana-chega-ao-atletico-e-vai-reencontrar-fabio-santos/ http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2020/01/28/arana-chega-ao-atletico-e-vai-reencontrar-fabio-santos/#respond Tue, 28 Jan 2020 21:06:57 +0000 http://pvc.blogosfera.uol.com.br/?p=11208 Arana chegou a Belo Horizonte nesta terça-feira para assinar contrato com o Atlético Mineiro por três anos.

Serão 3 milhões de euros por dois anos de contrato, o mesmo valor gasto para a compra de Allan. Perto de R$ 13 milhões, mas com parcelas divididas por dois anos.

O custo pode chegar a R$ 23 milhões, se Arana virar titular absoluto nos próximos 24 meses.

Nesse caso, o Atlético precisará completar a compra de 90%. Em princípio, fica com 50% do contrato.

A aposta do Galo é que, se isso acontecer, Arana já terá se destacado a ponto de valer 10 milhões de euros no mercado internacional (R$ 46 milhões).

Arana chega ao Atlético para se reencontrar com Fábio Santos. Parceria que já funcionou no Corinthians, quando Fábio Santos foi uma espécie de tutor de Arana, e que pode se repetir agora. Se tiver faltado concentração na carreira para Arana em sua experiência na Europa, ele terá um espelho de quem só virou titular em grandes clubes pela dedicação, caso de Fábio Santos.

A contratação do Atlético é boa.

]]>
0