Topo

Final da Champions: Juve pode ser campeã sem brasileiro depois de dez anos

PVC

02/06/2015 17h00

A última final de Champions League sem jogador brasileiro aconteceu em 1999. O Manchester Unitede de Schmeichel, Gary Neville, Stam, Johnsen e Irwin; Beckham, Butt, Blomqvist e Giggs; Andy Cole e Dwight Yorke foi campeão contra o Bayern e, depois disso, todas as finais tiveram jogadores brasileiros. Entre os campeões, apenas um não teve jogador nascido aqui. O Liverpoo de 2005.

Dudek, Finnan, Carragher, Hyppia e Traoré; Xabi Alonso e Gerrard; Kewell, Luis Garcia e Riise; Baros.

Nem entre os substitutos houve brasileiros, diferença fundamental para o Real Madrid do ano passado, escalado sem brasileiros, mas campeão com Marcelo entrando na vaga de Fábio Coentrão.

Há 16 anos não há final de Champions League sem jogador brasileiro e há dez não há campeão sem jogador nascido aqui.

Essa história pode terminar no sábado.

Em todo o elenco da Juventus, só há um jogador nascido no Brasil: o goleiro Rubinho. O irmão de Zé Elias não disputou nesta temporada nenhuma partida nem de Campeonato Italiano, nem de Copa Itália, nem de Liga dos Campeões.

Antes da Juve, só o Liverpool, campeão em Istambul, 2005.

Leia amanhã na Folha de S. Paulo a análise sobre o anúncio da saída de Joseph Blatter da Fifa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Final da Champions: Juve pode ser campeã sem brasileiro depois de dez anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC