Topo

O incalculável valor de Rogério Ceni para a história do São Paulo

PVC

12/12/2015 08h21

O salário de Rogério Ceni sempre foi misterioso. Nunca foi dos mais altos do futebol brasileiro, raras vezes revelado, menos vezes especulado do que com outros jogadores.

Que importância tem isso? Salário é questão particular e aqui só se está tocando neste ponto porque Rogério Ceni sempre ganhou pouco.

Ganhou menos, muito menos do que devolveu para o São Paulo, e isso ficou ainda mais evidente com a homenagem que recebeu do clube onde passou a vida e da torcida para a qual sempre se dedicou.

Entre as 60 mil pessoas que lotaram o Morumbi, crianças nunca mais vão abandonar a camisa tricolor pela lembrança do que viram, no dia da homenagem ou nos dias em que se orgulharam de torcer para o time que tinha Rogério em campo.

Virou padrão no Brasil pagar parte dos salários com direitos de imagem a jogadores que têm pouco a oferecer nesse aspecto.

Rogério Ceni é diferente. Hoje seu rosto se mistura com o São Paulo. Além de capitão do título mundial, artilheiro do São Paulo em Libertadores, décimo em número de gols em todos os tempos, Rogério é o embaixador do são-paulinismo. Mais do que Raí, Careca, Leônidas, Friedenreich, que só jogou nos velhos tempos do São Paulo da Floresta.

Rogério cantou, driblou, lançou, fez gol, o 132 de sua carreira, que pode até receber a licença de entrar nas estatísticas oficiais, embora o evento #prasempremito tenha sido uma partida especial.

Especial para ajudar a entender o que Rogério representa para os 16 milhões de são-paulinos. Pelo que atrai de torcedores para seu clube, Rogério poderia se aposentar e continuar recebendo seus direitos de imagem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O incalculável valor de Rogério Ceni para a história do São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC