Topo

Para a CBF, arbitragem do Brasileirão melhorou em 2015

PVC

15/12/2015 14h13

A comissão de arbitragem da CBF comemora vários índices da arbitragem no último Campeonato Brasileiro. Apesar de a crítica de um modo geral ter considerado este o Brasileirão com mais tumulto envolvendo árbitros, a comissão considero excelentes os índices de bola rolando, de média de faltas e de acertos de impedimentos.

O Brasileirão teve média de 28,65 faltas por partida, semelhante às 28,0 do Campeonato Espanhol e melhor do que os 29,7 da Alemanha. Dos campeonatos da Europa, o que registra menor índice de infrações por partida é o inglês, com 21,7.

Em 2014, o índice do Brasil era de 32 faltas por partida.

Isso significava menos bola rolando. Em 2014, o Brasileirão teve média de 52 minutos de bola em jogo. Em 2015, o índice subiu para 54 minutos.  A CBF festeja também o fato de ter havido 58 partidas com mais de 60 minutos de bola rolando, 31 a mais do que no ano anterior.

Por último, a comissão de arbitragem comemora ter havido, na sua avaliação, 9,8% de impedimentos mal marcados. A avaliação era de que em 2014 a média era de 17%.

De tudo isso, há uma coisa realmente relevante: a comissão de arbitragem comunica-se mais do que antes. Pelo menos hojé é possível entender o que ela pensa sobre os árbitros, o que era praticamente impensável na gestão silenciosa de Ricardo Teixeira.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para a CBF, arbitragem do Brasileirão melhorou em 2015 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC