Topo

Você pode pegar o metrô para ir ao estádio. Não pode é sair de casa!

PVC

04/04/2016 12h43

Quando este colunista alerta para a distância do homicídio para o estádio onde aconteceu Palmeiras 1 x 0 Corinthians, não é para minimizar o crime. Ao contrário. É apenas para deixar claro que o discurso demagógico de não ir ao estádio não faz o menor sentido. De manhã, mais uma vez, houve quem aconselhasse a não levar o filho ao metrô para ir a um jogo de futebol. O futebol não tem nada a ver com isso, exceto ser o pretexto para um bando de idiotas se agruparem. Você pode pegar o metrô e ir ao jogo. Não pode pegar o metrô é para sair de casa.

Ontem, o crime em São Miguel Paulista aconteceu do lado de fora da estação de trem de São Miguel Paulista. A vítima não era um torcedor, não estava em direção ao Pacaembu. Era um pedestre, a 33 quilômetros do local da partida. Mais cedo, houve briga na estação Brás do metrô, a 1o quilômetros do palco do clássico. Se você estivesse levando seu filho ao dérbi e estivesse na estação Brás correria risco. Se estivesse levando seu filho ao cinema, também. Se saísse do Brás em direção à avenida Paulista, fechada para o trânsito para o lazer, também viveria uma experiência de guerra.

Por trinta anos, desde que a primeira bomba caseira foi encontrada no Pacaembu num dia de Corinthians 1 x 0 Palmeiras, em 1985, o discurso da imprensa sempre apontou como solução paliativa não ir ao estádio. Quantas vezes você ouviu a frase "não leve seu filho ao campo."?

No sábado, os ônibus de Flamengo e Botafogo demoraram uma hora para terem autorização de voltar ao Rio de Janeiro depois do clássico em Juiz de Fora, porque uma briga entre facções uniformizadas rubro-negras e botafoguenses bloqueavam a estrada. No dia 13 de fevereiro, uma briga entre são-paulinos e corintianos bloqueou um trecho do anel viário Magalhães Teixeira, em Valinhos. a aproximadamente 110 quilômetros do estádio de Itaquera. Em 2011, Palmeiras 2 x 1 Corinthians aconteceu em Presidente Prudente e um torcedor foi assassinado na Marginal Tietê.

São 113 mortes de 2010 para cá, crimes ligados a brigas de facções de torcidas uniformizadas. O fato de nenhuma delas acontecer nos arredores do estádio indica que você pode ir ao jogo. Minha filha foi ontem a Palmeiras x Corinthians. Chegou e saiu do Pacaembu sem nenhum transtorno, nenhum problema. Mas quem passou pela estação Brás para ir ao cinema teve um domingo horroroso.

Isso indica que só há uma coisa a fazer: cobrar o Estado, que recebe o dinheiro que você e eu pagamos de imposto.

Pagamos imposto para ter segurança. Para ir ao cinema, à avenida Paulista, para dirigir com tranquilidade na rodovia entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, para ir ao estádio do Pacaembu, Mineirão ou Maracanã.

Hoje em dia, você pode ir ao estádio. Desde que tenha coragem para sair da sua casa.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você pode pegar o metrô para ir ao estádio. Não pode é sair de casa! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC