Cuca 2009 x Cuca 2016. O grande personagem de Palmeiras x Flamengo
PVC
12/09/2016 15h58
Cuca montou o Flamengo campeão brasileiro de 2009 e naquele ano conquistou seu primeiro título de sua carreira. Era o técnico do tricampeonato carioca. A felicidade aparente virou traição no vestiário. Depois de sua saída, jogadores como Leonardo Moura e Fábio Luciano tornaram-se fontes de reportagens sobre os problemas de relacionamento entre comissão técnica e elenco. Até hoje o episódio é conhecido no Rio de Janeiro como "Dossiê Cuca". Sete anos depois, é possível dizer que as marcas daquela passagem fizeram mais bem do que mal ao treinador.
Cuca deixou o Flamengo supostamente com o elenco contra ele. Andrade virou seu substituto, o grupo de jogadores recebeu Petkovic e viu Adriano despertar para um fim de temporada excepcional e o Flamengo virou 12 pontos de desvantagem para o Palmeiras, o líder. Quando Cuca saiu, importante lembrar, o primeiro colocado era ainda o Atlético, 11 pontos à frente do clube da Gávea.
Cuca hoje conversa abertamentes sobre os problemas do elenco e na frente dos jogadores. Já teve diálogos ásperos e abertos com jogadores como Dudu e Cleiton Xavier, já escalou e deixou de fora estrelas nascentes do Palmeiras, como Roger Guedes, já elogiou e exagerou na escalação de Gabriel Jesus.
Cuca não foi campeão brasileiro de 2009, mas talvez o Flamengo não ganhasse aquela taça se não fosse a montagem do elenco — a contratação de Williams, que jogou bem com Andrade, foi indicação do atual treinador do Palmeiras — nem se o grupo de jogadores não precisasse de uma virada de empolgação depois dos problemas relatados no vestiário.
Sete anos depois do título rubro-negro e um pouco de Cuca, o técnico é de novo personagem da segunda tentativa de virada rubro-negra para tirar a taça do Palmeiras. Os flamenguistas sentem cheiro de hepta, os palmeirenses estão prontos para tentar evitar a repetição do que aconteceu em 2009. E têm uma arma.
Cuca é o mais detalhista técnico do Brasileirão do ponto de vista tático. Sua equipe é a que mais faz gols de bola parada — 35% – a que soma mais pontos como mandante e a segunda com maior pontuação como visitante — só abaixo do Flamengo. Tem variação de jogo e muda o sistema de acordo como adversário. Daquela vez, a saída de Cuca pode ter ajudado os rubro-negros a serem campeões brasileiros. Desta, a presença~de Cuca pode auxiliar o Palmeiras.
Sobre o Autor
Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.
Sobre o Blog
O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.