Topo

Palmeiras é melhor do que sete outros campeões

PVC

27/11/2016 18h15

Campeão por antecipação, o Palmeiras já é melhor do que nove campeões nos pontos corridos antes mesmo do fim de sua campanha. Os 77 pontos fazem o time de Cuca melhor do que o São Paulo de 2007 e 2008, do que o Flamengo de 2009, o Corinthians de 2011, o Fluminense de 2010 e 2012 — este terminou com os mesmos 77 pontos do vencedor de 2016. Se ganhar do Vitória, em Salvador, o Palmeiras só terá campanha um ponto abaixo do Corinthians de Tite, ano passado.

A tranquilidade era o tom do Allianz Parque, com a certeza quase absoluta do título a ser conquistado à tarde. As ruas da zona oeste de São Paulo estavam totalmente verdes. Desde a madrugada. Churrascos na rua e no caminho do Allianz Parque. Só não houve mais paz, porque a polícia entrou em confronto com os torcedores que tentaram chegar à rua Palestra Itália depois que a partida já havia começado.

Para quê?

O Palmeiras não começou bem o jogo. Errava passes e criava mais chance em chutes de meia distância. Até a jogada ensaiada em cobrança de falta que chegou para Fabiano, todo torto, marcar um gol imprevisível.

O time acalmou de vez. O segundo tempo teve sintonia entre campo e arquibancada. Nada mais de tensão. Foi pura festa. Daí o futebol ter sido muito mais parecido com o do primeiro turno, com bolas recuperadas seguidas vezes no campo de ataque e chances de gols que poderiam ter sido concluídas por Gabriel Jesus e Dudu. Roger Guedes, dispersivo, também poderia ter feito o segundo gol da festa.

O domingo foi de alegria no Allianz Parque. Vitória simples por 1 x 0, que devolve ao Palmeiras o grito de campeão 22 anos depois do gol de Rivaldo, contra o Corinthians, no Pacaembu.

É o décimo título conquistado no terreno sagrado do Parque Antarctica, o velho, e do novíssimo Allianz Parque. De quebra, com recorde de público do campo que tem 114 anos, que havia recebido 40.500 no 1 x 0 contra o XV de Piracicaba em 1976 e recebeu 40.986 pagantes para ver o 1 x 0 sobre a Chapecoense.

O líder por 29 rodadas merece ser campeão brasileiro de 2016.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras é melhor do que sete outros campeões - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC