Topo

Memorável!

PVC

24/03/2017 01h18

O Brasil sofreu o gol do Uruguai aos 9 minutos e ainda assim era possível dizer que havia começado bem a partida. Dois minutos ants do pênalti, Firmino passou da bola e perdeu o gol numa jogada toda construída por Neymar e cruzada por Coutinho. Sofrer o gol, sair atrás pela primeira vez desde que Tite assumiu o comando, podia fazer o time se encolher.

Não foi assim.

O Brasil continuou jogando. Trocando passes, com 77% de posse de bola. E marcando muito. Com dois homens contra Carlos Sánchez, o uruguaio perdeu o domínio, a bola caiu no pé de Neymar e dele saiu o passe para Paulinho. O chute saiu preciso.

Já merecia o empate.

Terminou o primeiro tempo jogando melhor e voltou para a segunda etapa mandando no jogo. Apesar de estocadas do Uruguai depois dos 40 minutos.

Veio o segundo gol de Paulinho, o contra-ataque com o chutão de Miranda e o golaço de Neymar, o fim da festa com Paulinho marcando o quarto gol.

O Brasil nunca tinha vencido duas partidas seguidas em visitas ao Uruguai. Fez também duas goleadas, somando o 4 x 1 de quinta-feira aos 4 x 0 de 2009.

A seleção está bem. Mas não está pronta. Enquanto não se provar contra seleções europeias e, mesmo depois disso será preciso se lembrar que o objetivo é a Copa do Mundo.

Mas é claro que se pode ficar otimista, desde que com o cuidado de entender que o trabalho só terminará na Rússia, em 2018. Há sete meses, o Brasil estava em sexto lugar nas eliminatórias. Hoje, está classificado para a Copa do Mundo.

 

URUGUAI 1 x 4 BRASIL 

Local: Centenário (Montevidéu); Juiz: Patricio Lostau (Argentina); Gols: Cavani (pênalti) 9, Paulinho 18 do 1o; Paulinho 7, Neymar 29, Paulinho 42 do 2o; Cartão amarelo: Maxi Pereira, Coates, Godin, Casemiro, marcelo, Daniel Alves

URUGUAI: Martin Silva (5), Maxi Pereira (5), Godin (5,5), Coates (4) e Gastón Silva (5); Carlos Sánchez (6) (Abel Hernández (5)), Arévalo Rios (5), Vecino (5,5) e Cristian Rodriguez (5); Cavani (6,5) e Rolán (5) (Stuani (5)). Técnico: Oscar Tabarez

BRASIL: Alisson (6), Daniel Alves (6,5), Marquinhos (6), Miranda (6,5) e Marcelo (5); Casemiro (6,5); Coutinho (7) (Willian (7)), Paulinho (9), Renato Augusto (6) (Fernandinho (sem nota)) e Neymar (8,5); Firmino (6) (Diego Souza (sem nota)). Técnico: Tite

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Memorável! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC