O fracasso dos gigantes
PVC
04/06/2017 18h48
Os três times apontados como favoritos ao título brasileiro antes do início do campeonato começam mal. Não há campeão brasileiro com desempenho pior do que Flamengo, Palmeiras e Atlético desde o São Paulo de 2008, que tinha só três pontos ganhos e nenhuma vitória na quarta rodada daquela temporada. Na época, o time de Muricy Ramalho ocupava a 18a posição, na zona de rebaixamento.
Nunca mais houve uma campanha tão ruim no início que terminasse com a taça no final.
O Flamengo tinha sete pontos há um ano e o Palmeiras, seis. Hoje, o Flamengo tem seis pontos e o Palmeiras, quatro.
No caso do Flamengo, há dois anos havia apenas um ponto conquistado depois de quatro rodadas. Naquela campanha, foi 12o colocado.
O Palmeiras faz sua pior campanha desde o ano do rebaixamento, 2012, quando tinha um ponto em quatro jogos. Naquela temporada, o quarto jogo foi no Pacaembu contra o Atlético, estreia de Ronaldinho Gaúcho, com vitória atleticana por 1 x 0. Cuca estava naquela partida. Era o treinador do Atlético.
Sobre o Autor
Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.
Sobre o Blog
O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.