Topo

Lembranças de Lopes, 2001

PVC

29/06/2017 00h56

Há um jogo incrível na história recente de Palmeiras e Cruzeiro que terminou 3 x 3, como a partida de ida de Copa do Brasil, na noite de quarta-feira. Irresistível lembrar de Cruzeiro x Palmeiras em 1996 e 1998, finais de Copa do Brasil. Mas o resultado e o desenrolar do jogo lembrou muito mais o incrível jogo do Lopes. Em 2001, quartas-de-final da Libertadores, o Cruzeiro fez 2 x 1 e 3 x 2 no Palmeiras, no Parque Antarctica. Lopes fez três gols. O Palmeiras empatou por 3 x 3 no último minuto e saiu de campo lamentando, ainda que festejando.

Você entendeu. O dono da casa deveria vencer, mas o empate no último instante permitiu a alegria. No jogo de volta, o Palmeiras classificou-se com empate por 2 x 2, nos pênaltis.

Esta hipótese não existe desta vez. O Cruzeiro joga pelo empate, qualquer um, menos 3 x 3. Também pela vitória. Só não pode perder o jogo.

O primeiro tempo teve três finalizações do Cruzeiro e três gols. Vacilos imperdoáveis de Fabiano, méritos incalculáveis de Alisson e Thiago Neves, autores cada um de uma jogada para gol e de uma bola na rede.

Fabiano errou oito passes em trinta minutos e, por isto, foi substituído. Em dezenove minutos do segundo tempo, Dudu marcou duas vezes e Willian uma.E o Palmeiras só não virou o jogo, porque não há jogador que se comporte como torcedor. Nenhum se lembra do 4 x 3 do Vasco de 2000. Ou buscaria a revanche de qualquer jeito.

O empate mantém a chance do Cruzeiro se classificar. Também do Palmeiras. Há equilíbrio para a volta, ainda que se pense que o Cruzeiro terá a vantagem de jogar no Mineirão. O Palmeiras completa 28 jogos invicto no Allianz Parque, desde a derrota para o Atlético, em julho do ano passado, com 21 vitórias e sete empates.

No Rio de Janeiro, o Flamengo jogou muito mais do que o Santos. Teve mais posse de bola e, principalmente, mais inversões do lado da jogada, que incomodavam a defesa do Santos. Guerrero disse na terça-feira que não é o tipo de centroavante que pensa só em gol, gol, gol… Pois deu dois passes para gols.

O Flamengo fez 2 x 0, vantagem confortável para jogar no dia 26 de julho na Vila Belmiro, onde só venceu duas vezes na história.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lembranças de Lopes, 2001 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC