Topo

O legado de que Eurico mais se orgulhava

PVC

12/03/2019 13h49

De toda a trajetória controversa de Eurico Miranda como dirigente de futebol, a coisa de que mais se orgulhou era impossível desmentir: "Eu fiz o Vasco ser o grande rival." Eurico falava sobre o Flamengo e como passou a ser vital, para uma geração de rubro-negros, vencer o Vasco.

A história do futebol do Rio é feita de fase diferentes. Para a geração 1968, o grande clássico era Flamengo x Botafogo. Para uma geração do início dos anos 1980, o Fla-Flu e as finais de Assis contra Raul e Fillol são lembradas. Do meio da década de 80 para cá, Vasco x Flamengo é o clássico mais esperado.

Para vascaínos e rubro-negros, o Clássico dos Milhões passou a ser um campeonato à parte. Para os flamenguistas, porque o Vasco ganhava o Brasileiro, a Libertadores e ao Flamengo restava vencer o rival e o estadual. Eurico morreu nesta terça-feira (12) com um profundo orgulho de ter tornado o Vasco o adversário a ser batido. O mais temido.

Isto aconteceu, em grande parte, durante sua gestão como vice-presidente de futebol. Antônio Soares Calçada era o mandatário e Eurico o manda-chuva, no futebol.

Nesse período, foi bicampeão carioca 1987/88, tricampeão em 1992/93/94, novamente em 1998, venceu os Brasileiros de 1989, 1997 e 2000, a Libertadores de 1998. Como presidente, ganhou os estaduais de 2003, 2015, 2016. De tudo o que aconteceu ao futebol brasileiro no período em que Eurico Miranda mandou, há muita coisa para se discutir. Inclusive quando se diz que fazia mal ao futebol brasileiro, mas bem ao Vasco. Ora, uma coisa desmente a outra. Mas seu orgulho cruzmaltino é impossível negar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O legado de que Eurico mais se orgulhava - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC