Topo

Inglaterra supera Espanha após dez anos em finalistas de copas europeias

PVC

18/04/2019 18h40

Os clubes ingleses serão maioria nas semifinais das copas europeias pela primeira vez em dez anos.

Tottenham e Liverpool disputarão as semifinais da Champions League contra Ajax e Barcelona, respectivamente.

Arsenal e Chelsea confirmaram classificação para as semifinais da Europa League. Na soma das duas copas, serão quatro clubes ingleses, dois espanhóis, um alemão e um holandês: Tottenham, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Barcelona, Valencia, Eintracht Frankfurt e Ajax.

Ano passado, houve dois clubes ingleses nas finais e quatro espanhóis. Foram Arsenal e Liverpool, o primeiro semifinalista da Liga Europa, o segundo vice-campeão da Champions. Em maio de 2018, o Real Madrid ganhou a Champions e o Atlético de Madrid venceu a Europa League.

Há dois anos, só houve um inglês nas finais, o Manchester United, campeão da Europa League.

O pior momento dos ingleses aconteceu em 2015, quando não houve representantes do Reino Unido nas semifinais, nem da Champions nem da Europa League.

Há dez anos, Arsenal e Manchester United disputaram uma semifinal e o Chelsea foi eliminado pelo Barcelona na Champions. Mas, daquela vez, as semifinais da Copa da Uefa foram disputadas por dois clubes ucranianos e dois clubes alemães, Shakhtar, Dynamo Kiev, Werder Bremen e Hamburgo.

Naquela época, os ingleses desprezavam solenemente a segunda competição de clubes da Europa. A importância mudou depois de a Uefa decidir entregar ao campeão da Liga Europa uma vaga na Champions League seguinte. Desde então, Chelsea (2013) e Manchester United (2017) conquistaram o torneio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inglaterra supera Espanha após dez anos em finalistas de copas europeias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC