Topo

Os bons alertas de Jorge Sampaoli no seminário da CBF

PVC

23/04/2019 09h04

Jorge Sampaoli tem dado lições de futebol ofensivo todos os dias.

Trabalhado seu time para, em situações limite, jogar no mano a mano. Acima disso, monta a equipe para ser dominante. Impor seu estilo ao adversário, com intensidade e trocas de passes velozes. Quando não dá, vai também no volume de jogo, razão pela qual o Santos foi o time de maior número de cruzamentos no Campeonato Paulista.

Sampaoli deu outra aula, desta vez, teórica, no seminário Somos Futebol, promovido pela CBF. Na palestra de abertura, segunda-feira (22), falou sobre cultura do futebol. Não separou o Brasil de outros países sul-americanos, que considera estarem perdendo sua principal característica, a da busca do gol.

Seu exemplo sobre o futebol brasileiro é da arquibancada. Segundo ele, a torcida não tolera uma bola recuada para o goleiro, mas aplaude os chutes para fora do estádio.

Embora o exemplo seja uma hipérbole, Sampaoli tem total razão no conceito. A falta de jogo de equipe do futebol brasileiro é cultural. Semana passada, depois de este blog publicar o vídeo do repórter do Esporte Interativo, Arthur Quezada, com o técnico alemão Jurgen Klopp, muita gente disse que o treinador do Liverpool disse o que todo mundo diz aqui. Meia verdade. Porque muitos dos que repetem o pedido por trabalhos de longo prazo pedem a saída de técnico quando os times perdem três vezes seguidas.

Sampaoli toca na cultura da arquibancada. O problema é geral. Torcida, imprensa, dirigentes, jogadores convivem há décadas com a preferência dos choques, do elemento novo, quando chega um treinador recém-contratado. Apostamos mais nisso do que na correção pelo trabalho, no acerto do dia-a-dia, na aposta em médio prazo.

Para o ciclo vicioso tem de virar virtuoso, parece necessário criar regras para mudar. Como impedir que técnicos troquem de clubes num mesmo campeonato para times que disputam o mesmo certame.

A CBF promove o seminário Somos Futebol pela terceira vez. Importante demais. Desde os 7 x 1, este blog pede que se discuta o futebol, como se faz em outros países. Ainda falta trazer Pep Guardiola. Mas Sampaoli já é uma aula.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os bons alertas de Jorge Sampaoli no seminário da CBF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.


Coluna do PVC