Daniel Alves deve virar meia e será muito caro. É monstro sagrado
PVC
01/08/2019 20h12
Clubes brasileiros que negociaram com o Daniel Alves durante o período da Copa América garantem que ele pedia valores altos demais para o mercado brasileiro. Irreais, até. O São Paulo garante que a operação Daniel Alves custará valores semelhantes aos de Alexandre Pato,por um período de três anos e meio. Ao todo, 40 meses. É o tempo para o lateral tentar chegar à Copa do Mundo do Catar, que será disputada em novembro de 2022. Ele quer muito jogar a Copa do Mundo.
A operação financeira, com luvas incluídas, só dará certo com apoio de parceiros. Do ponto de vista técnico, exigirá adaptações táticas a médio prazo. Ele não será lateral-direito a médio prazo.
A negociação começou em maio, passou fortemente pelos períodos de treino da seleção durante a Copa América, no Centro de Treinamento da Barra Funda. É possível que Daniel Alves tenha pedido mais alto a outros clubes por já estar negociando com o São Paulo. É possível…
O fato é que chega para jogar em seu clube de coração. "Vamos deixar claro aqui. Eu sou são-paulino. Meu pai é palmeirense. Vamos deixar claro, para não dar confusão lá em casa", disse Daniel, numa das entrevistas coletivas da seleção brasileira, durante a Copa América.
Daniel Alves é um lateral-direito de qualidade inquestionável. O São Paulo não tem um lateral que mereça esse adjetivo foi Cicinho, campeão do mundo em 2005.
Só que Daniel Alves não deve passar os próximos 4o meses jogando como lateral. Nas negociações com outros clubes brasileiros, o agente do jogador deixou claro que ele voltaria ao Brasil para jogar no meio-de-campo. É o mais provável. Acontece que, neste momento, o São Paulo precisa de um lateral-direito. Daniel pode chegar como lateral-direito e fazer a transição aos poucos para o meio-de-campo.
Na temporada passada, Daniel Alves disputou 32 partidas. Neste ano, o São Paulo já disputou 36 e vai completar 62. Aos 36 anos, Daniel Alves não disputará tantas partidas assim, por ano. Mas é uma contratação extraordinária.
Sobre o Autor
Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.
Sobre o Blog
O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.