Blog do PVC

Apocalipse! Itália confirma maior crise das seleções mundiais

PVC

No dia 9 de outubro, no final das eliminatórias europeias e antes do início da repescagem, este blog tentou radiografar a dificuldade italiana, com o título ''A maior crise entre as seleções nacionais.'' O que aconteceu contra a Suécia não foi apenas a confirmação, mas o agravamento de uma crise que vem há anos.

Inclui a falta de novos talentos, o excesso de estrangeiros, a queda da Série A, o declínio dos clubes do país. A escolha de Giampiero Ventura como técnico da seleção.

Com toda a crise, com as eliminações nas fases de grupo das últimas duas Copas do Mundo, em 2010 atrás da Nova Zelândia, com tudo isto, a Itália foi finalista da Eurocopa de 2012 e quase eliminou a Alemanha na de 2016.  Ventura piorou o que já era difícil.

Contra a Suécia, a Itália pressionou o jogo todo, teve chance de marcar com Immobile, com Granqvist tirando em cima da linha. Também com Candreva desperdiçando no meio da grande área, com Florenzi. Mas faltou infiltração, tabela, futebol….

A imprensa italiana trata como o Apocalipse. É preciso entender o caminho para recomeçar o trabalho com muito mais seriedade do que houve nos últimos anos.