Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do PVC

Blog do PVC

Categorias

Histórico

Sylvinho sonha com oitavas na Champions e técnicos brasileiros no futuro

PVC

17/09/2019 05h06

Sylvinho foi jogador do Arsenal e do Barcelona, ganhou a Champions League como jogador em 2006 e 2009, final que disputou como titular, surpresa de Guardiola na decisão contra o Manchester United, em Roma.

Agora, como comandante do Lyon-FRA, quebra uma seqüência de nove temporadas sem treinadores brasileiros na Champions League. Desde que Leonardo, na Internazionale, chegou às quartas-de-final contra o Schalke.

Nem Sylvinho nem Leonardo são casos de treinadores formados no Brasil. Sylvinho foi assistente técnico de Roberto Mancini, no Manchester City e na Internazionale. Depois, assessorou Tite na seleção brasileira.

A história de treinadores brasileiros é antiga, mas restrita.

No dia de sua estreia na Champions League como treinador, Sylvinho respondeu a duas perguntas do blog sobre sua expectativa:

PVC – O que você imagina desta campanha? Qual o objetivo?

SYLVINHO – Poder jogar esta competição é extraordinário para o clube e para os atletas também. Como objetivo, é buscar a classificação para a próxima fase das oitavas-de-final. Nosso grupo é bem equilibrado, os quatro times são de um nível técnico parecido e tudo pode acontecer. Ganhar em casa será muito importante para se aproximar do objetivo.

PVC – Por que você acha que o Brasil tem tantos jogadores e tão poucos técnicos na Champions League?

SYLVINHO – Não tenho isso claro. Não para muito para pensar nisso. Prefiro acreditar que num futuro bem próximo possamos ter vários brasileiros trabalhando na Champions League.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da Fox e blogueiro do UOL. Jornalista desde os 18 anos, descobriu ao completar 36 que já tinha mais tempo de jornalismo do que de sonho. Ou seja, mais anos no exercício da profissão do que tinha de idade quando publicou sua primeira matéria. Trabalhou na revista Placar, diário Lance!, ESPN Brasil, cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014, esteve em sete finais de Champions League.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Mais Blog do PVC