PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Valverde, o técnico da virada. A razão de uma queda em 17 temporadas

PVC

13/01/2020 18h28

Ernesto Valverde teve sua demissão confirmada e será o primeiro técnico do Barcelona substituído no meio de uma temporada depois de dezessete anos. Desde que Louis Van Gaal foi substituído por Radomir Antic, em janeiro de 2003, o Barcelona não trocava de treinador antes de terminar todas as principais competições.

Quique Setién, ex-Betis, que teve o mérito de vencer o Barça no Camp Nou depois de 17 visitas do time de Sevilha à casa catalã. Venceu por 4 x 3 na temporada 2018/19.

A queda de Valverde se dá pela óbvia razão de o Barcelona não convencer nesta temporada. Depois de derrotas para Granada, Athletic Bilbao e Levante, não ganhou três dos últimos quatro jogos da liga e perdeu de virada para o Atlético de Madrid na Supercopa, sua chance derradeira.

Perder de virada foi seu pecado mortal. O Barcelona venceu a Roma por 4 x 1 nas quartas-de-final da Champions League, no Camp Nou, em 2018. No retorno, no estádio Olímpico, levou 3 x 0 e foi eliminado. Na temporada 2018/19, pelas semifinais, fez 3 x 0 no Liverpool em casa. Viajou a Anfield e levou 4 x 0. Desclassificado.

Guardiola dizia que para o Barcelona não é suficiente ganhar a liga. Valverde ganhou duas, em duas temporadas. Não foi o bastante.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.

Blog do PVC